Blog

Um milhão de máscaras serão distribuídas para passageiros do MetrôRio

A ação ocorre em todas as estações da concessionária nas linhas 1, 2 e 4.

Por: Lohrrany Alvim
06/06/2020 – 18h33
Objetivo é evitar a propagação da covid-19.
As máscaras doadas são reutilizáveis.

 

A Prefeitura do Rio tornou obrigatório o uso de máscaras no município durante a pandemia de Covid-19. Também foi estabelecida multa a quem deixar de cumprir a norma, em vigor desde o dia 23 de abril. A prefeitura esclareceu que o objetivo não seria multar “pessoas físicas”, mas sim estabelecimentos considerados essenciais e que estejam autorizados a permanecerem abertos durante a crise.

Mas, é claro que devemos pensar na nossa saúde em primeiro lugar. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

 

Distribuição de máscaras

Pensando nisso, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e o banco Itaú Unibanco se uniram para fazer a distribuição de um milhão de máscaras em todas as estações da concessionária nas linhas 1, 2 e 4. A ação começou na última quinta-feira, dia 4, e faz parte do projeto “Todos pela Saúde” (www.todospelasaude.org), criado pelo banco para enfrentar a Covid-19. A iniciativa, segundo os envolvidos, tem como objetivo proteger a população que precisa sair de casa em meio à pandemia.

“A parceria com o “Todos Pela Saúde” representa, além de tudo, uma ação de conscientização sobre a importância do uso de máscara no transporte público, a fim de evitar a disseminação da Covid-19. Temos notado que a maioria dos clientes do MetrôRio já utiliza a proteção. Com a distribuição de uma peça adicional, estaremos incentivando ainda mais este bom hábito”, afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio, Simone Pfeil.

As máscaras doadas pelo Itaú Unibanco são de pano, o que significa que podem ser lavadas e reutilizadas. As peças serão distribuídas durante vários dias e em horários diferentes, até o término do estoque. Segundo Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e integrante do grupo de especialistas do “Todos pela Saúde”, é importante ressaltar que as máscaras reutilizáveis são de uso individual, mesmo depois de higienizadas.

“Nossa intenção ao doar as máscaras é ajudar a proteger trabalhadores e usuários dos serviços essenciais. Eu uso máscara e te protejo, você usa máscara e me protege – assim nos protegemos”, finaliza

 

Ações do MetrôRio

Além da distribuição de máscaras, o MetrôRio vem implementando diversas ações para combater a disseminação do coronavírus desde o início das medidas de isolamento social. Com isso, o MetrôRio espera promover a segurança dos funcionários e passageiros que acessam o sistema. Entre as principais medidas está a criação de um novo protocolo de limpeza. O diferencial dessa ação é que os profissionais atuam embarcados nas composições, limpando, durante as viagens, as áreas comuns no interior dos trens.

Outra medida é a sanitização de composições e estações com quaternário de amônio, que ataca e mata bactérias e vírus após a aplicação. Os passageiros e demais pessoas que circulam diariamente pelas estações contam, ainda, com álcool em gel.

 

Veja também: Projeto social na Ilha do Governador ajuda moradores em situação de rua durante pandemia

 

Todos pela Saúde

Lançado no dia 31 de abril, o “Todos Pela Saúde” teve um aporte inicial de R$ 1 bilhão, realizado pelo Itaú Unibanco. Os recursos são administrados por um grupo de especialistas da área da saúde, e a iniciativa segue quatro pilares de atuação: informar, proteger, cuidar e retornar.

A boa notícia é que, de acordo com o diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, que lidera a iniciativa, o projeto para apoiar o combate ao novo coronavírus no Brasil será mantido após a pandemia. Dentre os focos pensados para o pós-pandemia está o apoio na melhora da governança do Sistema Único de Saúde (SUS).

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela