Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Pesquisa revela que Consumo regular de chá melhora saúde mental | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Pesquisa revela que Consumo regular de chá melhora saúde mental

A bebida tem poder protetor contra o declínio das funções cerebrais atrelado à velhice.

 

O chá apesar de ser a bebida típica dos ingleses, já caiu no gosto dos brasileiros há tempos. Quente, frio, de ervas ou flores, a bebida que melhora do humor, possui diversos benefícios e também pode funcionar como um remédio natural.

Pesquisadores internacionais, que trabalham em países como China, Cingapura e Reino Unido, descobriram que beber chá com frequência melhora o funcionamento do cérebro. Isso mesmo! Para chegar a essa conclusão, os cientistas fizeram testes de cognição em adultos, todos acima dos 60 anos de idade, durante os anos 2015 a 2018. Além disso, analisaram também a saúde e o estilo de vida dos voluntários, que passaram por exames de ressonância magnética. Ao analisar o desempenho cognitivo e os resultados de imagens dos participantes, concluíram que a bebida tem poder protetor contra o declínio das funções cerebrais atrelado à velhice.

Os cientistas concluíram também que aqueles que beberam chá verde e chá preto pelo menos quatro vezes por semana por 25 anos tiveram uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, ou seja, as informações passaram a ser processadas de uma maneira melhor e mais organizada.

Através de uma analogia na qual as regiões do cérebro são destinos e as conexões entre elas são estradas, o líder do estudo, o pesquisador Lei Feng, explica os efeitos do chá no cérebro ao longo dos anos.  “Quando um sistema de estradas é mais organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. “De modo similar, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz.”

Agora, os pesquisadores pretendem estudar os componentes do chá para entender de que forma ele consegue evitar o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge nos circuitos do cérebro. Com isso, eles esperam desvendar quais intervenções podem ser feitas para preservar a cognição enquanto a idade de um indivíduo aumenta.

Benefícios na composição

Os benefícios dessa famosa bebida podem estar relacionados a substâncias como as teoflavinas, as catequinas, os teorubígenos e a L-teanina, que fazem parte da composição da maioria dos chás. “Esses compostos apresentam potencial anti-inflamatório e antioxidante e outras propriedades bioativas que podem proteger o cérebro de danos vasculares e da neurodegeneração, explicou o professor e coordenador do estudo, Lei Feng.

Vale ressaltar que esta não é a primeira pesquisa que mostra as vantagens da ingestão de chá, visto que estudos anteriores já haviam apresentado que a bebida é ótima para a saúde humana. Em 2017, o mesmo grupo de cientistas fez outro estudo sobre os efeitos do chá. Eles recrutaram 957 voluntários chineses maiores de 55 anos, que tomaram a bebida regularmente por 2 anos. Os pesquisadores notaram que o risco de declínio das funções cognitivas nos participantes reduziu em 50% e que pessoas que geneticamente eram mais vulneráveis ao Alzheimer tiveram redução dos danos na cognição em 86%.

Então quem não bebe chá tem ótimos motivos para começar!

Redação por Jenneffer Dutra

25/10/2019 – 09h33

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela