Blog

Estudantes de escola técnica de Niterói, RJ, criam medidor de temperatura via wi-fi

Por: Adriano Dias
06/02/2021 – 10h12
Projeto foi indicado para importante premiação da USP no mês de março. (Foto reprodução Internet)

 

A nova década está apenas começando, mas já podemos notar o surgimento de vários prodígios para a nossa ciência. A boa notícia vem de Niterói, na região metropolitana do Rio, onde alunos da unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica vão se debruçar sobre quatro projetos cujas temáticas tratam de saúde, meio ambiente e tecnologia. Entre essas iniciativas, uma chama atenção pela capacidade de medir a temperatura através de uma conexão wi-fi.

Divulgada pelo Jornal O Globo, esta engenharia já conseguiu conquistar a maior feira de ciências voltada para a educação básica do estado do Rio – a XIV FECTI –  além de ganhar uma indicação  para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação, da USP, que ocorre ainda neste trimestre.

O medidor é a grande aposta dos alunos da FAETEC Henrique Lage na área da saúde pela capacidade de utilizar favoravelmente a tecnologia de conectividade sem fio. Além da eficácia de identificar se uma pessoa está com febre e enviar a informação em tempo real para um smartphone cadastrado, o dispositivo pode se tornar um aliado no tratamento da Covid-19 e de outras doenças. O projeto foi criado pelas alunas Ana Beatriz Pimenta, Millena Santos e Ana Clara Antunes, e tem a orientação do professor Altair dos Santos.

FAETEC e os bons frutos de 2020

No último mês de dezembro, dos 14 projetos da FAETEC selecionados para a XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, 10 obtiveram excelentes resultados. Alunos da Fundação subiram ao pódio seis vezes em três categorias: Ciências Biológicas & Saúde; Desenvolvimento de Tecnologia; e Interdisciplinar. Quatros projetos também foram pré-selecionados para a Fecti 2021 e serão desenvolvidos ao longo do ano, e outros dois, indicados para feiras nacionais.

Na primeira posição ficou o Simulador de Operação Metroferroviária para utilização no curso Técnico em Manutenção Metroferroviária, na categoria Desenvolvimento de Tecnologia; e o Infernum Digital – jogo em 2D pixel, baseado na obra “A Divina Comédia”, na categoria Interdisciplinar.

Este último foi indicado para a Mostratec 2020, preparada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e que acontecerá em outubro de 2021. Estudantes da ETE de Transporte Engenheiro Silva Freire, em Deodoro, venceram com a criação do Simulador de Operação Metroferroviária. Os jovens construíram um console, que reproduz o painel de controle de um trem; e um circuito eletrônico, que dialoga com o software de simulação; além de terem feito uma reprodução pictográfica da estação de Japeri a Central, por meio de programação visual.

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela