Blog

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: 23 anos propagando os ensinamentos de Kardec pelo Brasil.

Em 1983, a Federação Espírita Brasileira abraçou a causa, cujo objetivo ampliar os ensinamentos coletivos da Doutrina Espírita. Foto Reprodução: FEB

 

1983 – O ano em que o mundo presenciou fatos lembrados até hoje pela humanidade. Foi neste ano em que vimos uma mulher ir ao espaço pela primeira vez. Também em 1983, sentimos orgulho de ser brasileiro com as conquistas do Nelson Piquet na Formula 1. Neste ano, o cruzeiro ditava nossa frágil economia. Salvador Dalí concluía o seu último trabalho. Paralelo a todos esses acontecimentos, a doutrina espírita presenciava um acontecimento de importância mor para a propagação dos ensinamentos da nossa doutrina aqui no Brasil.

Foi neste ano que vimos a Federação Espírita Brasileira (FEB) encampar o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Este modelo tinha o objetivo de divulgar o aprofundamento coletivo nos estudos da nossa Doutrina acolhedora.

Apesar do termo ESDE  designar popularmente o material didático utilizado para o estudo, ele tem, como principal característica, um tipo de reunião semanal, nos grupos espíritas. O projeto tinha o objetivo de estudar regularmente, metódico, a nossa Doutrina fundamentada no exposto nas obras básicas da Codificação de Allan Kardec.

De acordo com as informações da FEB, de formação para monitores, as consequências do ESDE são:

· Facilitar a reforma íntima individual;

· Garantir a unidade de princípios doutrinários em torno do estudo, facultando uma correta compreensão e assimilação dos princípios doutrinários espíritas;

· Proporcionar a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada por Kardec;

· Desenvolver a fé raciocinada;

· Contribuir para o desenvolvimento de oradores espíritas mais bem preparados;

· Possibilitar o entendimento do verdadeiro sentido da expressão “caridade”, induzindo à sua prática;

· Favorecer a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.

Com essa iniciali tiva, a FEB procura colocar em prática uma sistematização do estudo do Espiritismo, de acordo com sugestão externada por Allan Kardec em um de seus últimos escritos.

Conquistas significativas desde 1983

Os resultados alcançados ao longo do tempo evidenciam que a filosofia do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita reflete a proposta do Espiritismo de transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada. No conceito espírita, fé significa mais do que simples crença, pois resgata o conceito que Jesus e seus primeiros seguidores utilizavam.

Nessa proposta, a fé é classificada como fidelidade, sintonia, respeito e observância da Lei divina, que está inscrita na consciência de cada ser. De acordo com o ESDE, É vontade ativa, porque demanda o conhecimento dessa Lei e de sua aplicação nas relações com o próximo, para que o indivíduo sinta justificada a sua existência.

Essa filosofia, no Estudo Sistematizado, pode ser traduzida em ações de acolhimento, consolo, esclarecimento, orientação, cooperação, trabalho coletivo e de divulgação pelo exemplo, com a proposta de participação de todos para o desenvolvimento intelecto-moral dos seres humanos. São ações que resultam na humanização das relações entre as pessoas.

*Informações extraídas do Livro “Orientações para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Miolo_Orientacao_ao_ESDE_16_05_16.pdf

Redação por Adriano Dias

06/12/2019 – 14h00

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela