Blog

Abrigo para animais de rua é construído na Região dos Lagos

O ‘cãodomínio’ surgiu através da colaboração entre um grupo de vizinhos de Cabo Frio, no RJ

Neguinho, Pingo, Lili, Pirata e Belinha, os 5 inquilinos do ‘cãodomínio’ — Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal

Gentileza gera Gentileza, essa é a frase que consta na faixada do ‘Cãodominio’ em que um grupo de vizinhos construiu para animais de ruas terem onde se abrigar. O espaço já conta com 5 inquilinos: A Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho. O local é aberto ao público que sempre colocam água fresca e ração para os pets.

Localizado no bairro Caminho de Búzios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, o objetivo do abrigo é que os animais possam circular pelo local e tenham um abrigo, principalmente em dias de chuva e frio, além do acesso fácil à alimentação.

“Tem alguns cães que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui”, informou a aposentada Nil Laino.

Ela é uma das pessoas do grupo de moradores que construíram o ‘Cãodomínio’. Segundo a aposentada, a ideia surgiu porque os 5 inquilinos já recebiam cuidados dos moradores da região.

Veja também: Cão de rua é adotado por skatistas em São Paulo

Uma boa vizinhança

A moradora Nil Laino, contou que os vizinhos já tinha o hábito de juntar uma quantia em dinheiro todos os meses para comprar ração, medicamentos e levar esses cães ao veterinário.

“Eles dormiam embaixo das árvores, no frio. Então, alguém falou sobre fazer umas casinhas e o grupo todo aprovou”, afirmou.

Nil foi a arquiteta do projeto e esboçou como seria o abrigo. Um pedreiro que mora no bairro se propôs, então, a construi-lo sem cobrar nada. Alguns dos materiais usados na obra foram doados pela vizinhança, outros foram comprados com o dinheiro de uma vaquinha em que diversas pessoas contribuíram. A construção do espaço, finalizado no final do mês de agosto, demorou 15 dias.

As obra do ‘Cãodomínio’ em andamento— Foto: Nil Laino/Arquivo pessoal.

 

Confira ainda: UBER leva cães a espera de adoção até a casa de possíveis tutores

 

Apaixonados por pets

Mas se pensa que essa vizinhança construiu apenas o abrigo está enganado. Acontece que além de ganharem uma casa, comida e muita atenção e afeto, os animais que moram nesse abrigo também têm direito, eventualmente, a churrasco e bolo de ração.

 

3 motivos para você adotar e não comprar um pet

1) Você salva vidas

Os cães abandonados e sem casa geralmente vivem na rua ou em canis pequenos e apertados, onde não podem brincar ou se exercitar. Adotar cachorro é salvar uma vida. É dar um lar a quem precisa. Adotar um animal é fazer bem para você e para ele, ao mesmo tempo.

2) Sem altos gastos

A chegada de um cão em casa já é sinônimo de gastos, há vacinas, veterinários, ração especial, dentre outros insumos. Se você optar por comprar o animal, esses gatos aumentam e muito. Com a adoção, o custo inicial cai consideravelmente e os gastos vão abranger apenas os cuidados que ele deve ter. Um cachorro adotado é mais econômico e tão amoroso quanto o pago.

3) Você está salvando uma vida

Você pode salvar um animal que vive na rua ou em abrigo, que possivelmente poderia sofrer um ataque de um ser humano ou mesmo de um outro animal. São animais que serão eternamente gratos por sua bondade. Esse ato inclusive pode estreitar o relacionamento de vocês fazendo que vocês fiquem mais inseparáveis e amigos.

 

Redação por Jhade Marinho

25/09/2019 – 10h35

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela