Blog

Ação realiza coleta de sangue em condomínios do Rio de Janeiro

Projeto “Hemorio em Casa” tenta aumentar o estoque de bolsas de sangue durante período de pandemia do novo coronavírus.

Condomínios devem possuir acima de 500 moradores
Condomínios devem possuir acima de 500 moradores. | Foto: Reprodução Internet

 

Por conta do atual cenário, hábitos considerados comuns para muitos tiveram que ser alterados em tempos do novo coronavírus. Sair de casa? Apenas com um propósito. Os exercícios, antes praticados em academias, agora estão sendo feitos nas residências. Até o simples ato de levar o seu cãozinho para passear ficou mais difícil. Evitar contato, ficar em isolamento e fugir de aglomerações são medidas de segurança impostas pelas autoridades para barrar a disseminação da Covid-19.

Mas muitos setores acabaram prejudicados com esse novo cenário. É o caso dos bancos de sangue espalhados por todo o país. No mês de março, mais da metade dos estados brasileiros registraram quedas nas arrecadações feitas por hemocentros. Um levantamento feito pelo O GLOBO junto aos bancos de sangue indica que os números de doadores e de bolsas arrecadadas diminuíram em 15 estados e no Distrito Federal.

 

Driblando a pandemia

E para tentar mudar esses números, o Rio de Janeiro conta agora com uma nova campanha, que começou nesta semana. Geralmente realizada nos hemocentros, a doação de sangue passa a ser feita também em condomínios da cidade. A ação, intitulada “Hemorio em Casa”, tem como objetivo facilitar a participação dos doadores que se encontram em período de isolamento social.

É importante ressaltar que não há qualquer evidência de risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, lembrando que estamos falando de um procedimento seguro.

 

Como funciona?

Com a nova estratégia, as equipes do Hemorio instalam uma estrutura para coleta das bolsas de sangue nos salões de festa de condomínios com pelo menos 500 moradores em idade adequada para realizar a doação. O doador será orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via WhatsApp ou interfone, evitando aglomerações.

Você, síndico de condomínio, que ficou interessado na ação e possui a estrutura e o número adequado de moradores pode entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 96467-2154.

Durante este período de coronavírus, os critérios foram separados da seguinte forma: candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura. Já os que tiveram a forma grave do coronavírus ficam inaptos por um ano após a cura. Candidatos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após o fim do contato. Os que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil. E os candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias.

Além do Hemorio, o Estado conta com postos de coleta em diversos outros municípios. Os interessados podem acessar o site http://www.hemorio.rj.gov.br/ e consultar o endereço mais próximo.

 

Veja também: Universitários trabalham na produção e distribuição de álcool em gel gratuitamente em São Paulo

 

Facebook

Com o aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, os Hemocentros Coodernadores do Brasil, que abastecem a rede pública de saúde, passaram a contar com a ferramenta de doações de sangue pela rede social. Com o recurso do Facebook, os hemocentros podem enviar notificações a pessoas próximas que sejam cadastradas como doadoras de sangue na plataforma. Todo o território nacional aderiu à ferramenta.

Para realizar o cadastro no Facebook, os interessados devem acessar o link facebook.com/doesangue. Em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, a ferramenta pode ser encontrada no menu da rede social, na seção “Doações de Sangue”. Faça a sua parte e ajude o próximo.

 

Redação por: Lohrrany Alvim

04/04/2020 – 09h57

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela