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Advogado recupera R$ 80 mil em cheques perdidos no MetrôRio durante a pandemia

Por: Lohrrany Alvim
30/08/2020 – 11h21
Desde o início do período de isolamento social, a concessionária contabilizou mais de dois mil itens perdidos em trens e estações. (Foto reprodução Internet)

 

Em tempos tão difíceis por conta da pandemia do novo coronavírus, perder uma grande quantia em dinheiro definitivamente não está nos planos do brasileiro. No entanto, um fato curioso aconteceu com o advogado Luiz Roberto Caetano, de 64 anos, que perdeu R$ 80 mil em cheques em meados de julho na estação de metrô do Jardim Oceânico, na linha 4. A parte boa nesta história é que ele conseguiu recuperar o valor neste mês.

Luiz Roberto fez o resgate dos 15 cheques e um documento no Espaço do Cliente, que fica localizado na estação Carioca, área central do Rio de Janeiro. No momento da retirada, o advogado não conteve a emoção e ressaltou os transtornos que poderia ter se não conseguisse recuperar os objetos.

“Fique feliz em recuperar os cheques. Esqueci o envelope dentro do vagão. Só lembrei quando já havia saído da estação, próximo a um posto de combustível. Voltei e me informaram que poderia tentar recuperar por meio do SAC. Mandei um e-mail e me deram retorno informando que havia sido encontrado. Seria brabo se não conseguisse recuperá-los”, contou o advogado. Ele lembrou ainda que os objetos fazem parte de um processo de trabalho, e aproveitou para elogiar o serviço prestado pela empresa de transportes.

 

Itens esquecidos

A perda de Luiz Roberto não é um caso isolado. O MetrôRio registrou outros 2.108 objetos perdidos nos trens e estações, de 16 de março a 31 de julho. Entre os objetos há 326 crachás e identidades e 612 cartões de bancos diversos. Alguns objetos são mais peculiares, como um par de luvas de boxe rosa, caixa de transporte de animais, caixa de som e um pacote de rolo de papel higiênico.

Pode parecer muito, mas o número de objetos recuperados em quatro meses de pandemia é comparado com o que é perdido durante grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, e reflete a redução no fluxo de passageiros, que chegou a 80% no período mais crítico das ações de isolamento social na cidade do Rio. Em todo o ano passado, o serviço catalogou 17.251 objetos perdidos nos trens e estações do MetrôRio.

 

Recuperando um objeto perdido

Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio podem entrar em contato por meio do site metrorio.com.br , ou também dirigir-se diretamente ao Espaço do Cliente, na estação Carioca, que retomou o serviço presencial no dia 03 de agosto. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 13h e das 14h às 17h. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais.

 

Pandemia

Por aqui já mostramos algumas ações do MetrôRio pensando no combate à pandemia de Covid-19 na cidade. Além da distribuição de máscaras no mês de junho, a empresa implementou diversas iniciativas. Entre as principais medidas está a criação de um novo protocolo de limpeza. O diferencial dessa ação é que os profissionais atuam embarcados nas composições, limpando, durante as viagens, as áreas comuns no interior dos trens. Outra medida é a sanitização de composições e estações com quaternário de amônio, que ataca e mata bactérias e vírus após a aplicação. Os passageiros e demais pessoas que circulam diariamente pelas estações contam, ainda, com álcool em gel.

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