Blog

Aplicativo brasileiro conecta catadores a pessoas que querem se desfazer de resíduos

App Cataki foi desenvolvido pela ONG paulistana Pimp my Carroça

Catador de lixo pode criar nova conexão com quem quer se desfazer de lixo
Catadores de lixo agora podem se conectar com quem deseja se desfazer de resíduos | Foto meramente ilustrativa

 

Quem tem algum produto em casa para se desfazer, desde alimentos a eletrodomésticos, e não tem como levar pessoalmente a um ecoponto regulamentado pela prefeitura nem sempre encontra uma solução fácil para o descarte. Foi pensando em facilitar a vida dessas pessoas que a ONG Pimp My Carroça desenvolveu o aplicativo Cataki, que conecta catadores de recicláveis a pessoas que querem se desfazer de resíduos.

Pelo aplicativo, o usuário encontra um catador credenciado próximo de sua casa e negocia direto com ele um valor para a retirada do resíduo. O mais legal é que os catadores não precisam ter um smartphone para estar na plataforma. Um número de telefone para receber chamadas é o suficiente.

“O Cataki transforma catadores em empreendedores. Eles são remunerados pela coleta, pela venda dos materiais e ainda contribuem com a preservação do meio ambiente”, diz Mundano, fundador do app.

A ideia ganhou a etapa nacional da competição entre iniciativas que unem tecnologia e impacto social, organizada pela plataforma global Chivas Venture. Agora, o Cataki disputa a etapa internacional. O vencedor da votação popular online ganha US$ 50 mil.

App Cataki

O aplicativo ajuda quem tem algo para se desfazer – como um armário velho, por exemplo – e não tem como se locomover com o produto. Pelo aplicativo Cataki, o usuário encontra um catador credenciado mais próximo de sua casa e negocia direto com ele.

O Cataki é um app gratuito. Além disso, 100% do dinheiro gerado nas coletas ficam com o catador. Ou seja, o app faz o papel de uma ponte entre quem quer reciclar e quem trabalha com reciclagem.

O usuário gerador de resíduos pode baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store. Atualmente, o Cataki tem mais de 1.400 catadores cadastrados em quase 300 cidades brasileiras. Só em São Paulo são 422 catadores.

“Estimativas dizem que há 1 milhão de catadores no Brasil e quanto mais crise, mais catadores. Esse número é uma estimativa”, afirma um dos criadores do aplicativo, João Bourroul.

O catador Caio Cesar Quirino, de 42 anos, é um deles. Ele trabalha recolhendo resíduos há 5 anos e utiliza o aplicativo. Ele diz que melhorou muito a logística do seu trabalho.

“Antes a gente ficava a esmo coletando o que achava na rua e agora já vou direto em quem fez contato. Fora que as pessoas dão valor, pagam para retirar o resíduo e valorizam o serviço. Mudou muito a forma como a gente está sendo visto”, conta o catador.

Segundo João Bourroul, responsável pela comunicação da ONG, a ideia é aumentar tanto a renda dos catadores quanto os índices de reciclagem do Brasil.

Redação por Lohrrany Alvim

07/05/2019 – 15h15

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela