Blog

Aplicativo ‘Dados do Bem’ ajuda a mapear Covid-19 no Rio de Janeiro

Projeto está disponibilizando testagem do novo coronavírus para usuários selecionados.

Por: Lohrrany Alvim
09/05/2020 – 14h57
Projeto está disponibilizando testagem do novo coronavírus para usuários selecionados
Iniciativa é do Instituto D’or. | Foto: Reprodução site oficial Dados do Bem

 

Como você está lidando com o isolamento social? E o que você tem feito para passar o tempo? Por aqui já mostramos diversas iniciativas, como o game brasileiro que ensina a eliminar e evitar o novo coronavírus. Você também deve ter visto que a “quem disse, Berenice?” criou uma plataforma para ajudar profissionais autônomos que estão sem trabalhar nesse momento tão delicado. Recentemente também divulgamos que a Universidade de Brasília desenvolveu um site e um aplicativo para facilitar doações em tempos de Covid-19. Agora esse time ganhou mais um reforço no combate à pandemia.

 

Testes gratuitos

Teve início no Rio de Janeiro, na semana passada, a iniciativa “Dados do Bem”. Desenvolvido pelo Instituto D´Or em parceria com a Zoox Smart Data, o aplicativo reúne informações sobre a evolução da Covid-19 nos centros urbanos. A parte mais legal é que, além do mapa de distribuição do vírus, a plataforma também disponibiliza uma série de perguntas que indicam se o usuário pode estar infectado ou não. Se o resultado for positivo, o indivíduo será convidado a realizar um teste gratuito, com dia e horário previamente agendados.

E se você ficou curioso, o posto para testagem está montado no estacionamento do Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Quem realizar o teste e for diagnosticado com Covid-19 poderá indicar até cinco pessoas com as quais teve contato próximo. Elas também serão convidadas a fazer a autoavaliação de saúde no aplicativo. Assim, os pesquisadores vão conseguir compreender as dinâmicas e locais de contágio.

Inicialmente, a testagem gratuita presencial está disponível apenas para profissionais da saúde que tiverem recebido o código para a realização do exame. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também utilizará a tecnologia do “Dados do Bem” para a aplicação de testes. Desenvolvido por médicos, pesquisadores e cientistas, o projeto está disponível gratuitamente para download de usuários dos sistemas Android e iOS. Lembrando que o agendamento de data e horário para o exame será feito pela própria plataforma buscando evitar aglomerações no local de testagem.

Veja também: Cabine criada no Brasil protege profissionais da saúde do coronavírus

 

Como funciona

Após instalar o aplicativo no celular e preencher o questionário de autoavaliação de saúde, o usuário já estará colaborando com a iniciativa. Dependendo das informações registradas, alguns usuários serão direcionados para realização do teste gratuito para Covid-19. Depois do agendamento, basta o indivíduo se apresentar no endereço indicado com o QR Code recebido. Os testes serão fornecidos e operados por instituições governamentais e privadas, conforme a disponibilidade. Após todo esse processo, os resultados serão divulgados posteriormente dentro do próprio aplicativo.

 

Resultado

Se o diagnóstico for positivo, o indivíduo receberá, por meio do aplicativo, orientações das autoridades públicas de saúde. As pessoas que tiveram maior contato com o testado serão convidadas por SMS a realizar a autoavaliação e o teste. Caso tenha testado negativo, o indivíduo será orientado a continuar seguindo as recomendações das autoridades públicas, além de seguir com o isolamento social. E se os sintomas persistirem, também poderá ser aconselhado a testar novamente após período de sete a dez dias.

Confira: Site para levar informações em Libras sobre Covid-19 é elaborado por estudantes universitários

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela