Blog

Após 800 anos, Estrela de Belém vai ficar visível a partir do dia 21.

Por: Adriano Dias
08/12/2020 – 10h15
Cientistas detalham que o fenômeno estelar não acontece desde a idade média. (Foto reprodução Internet)

 

Enfim, chegamos ao último mês do ano. O clima natalino já paira no ar e, além de todos os enfeites, presentes, carinho — embora que muito limitados por conta da pandemia — e outras características marcantes deste período, um espetáculo astronômico poderá ser presenciado depois de muito tempo — e bota muito nisso.

Cientistas estão informando que um fenômeno estelar vai acontecer no dia 21 de dezembro após ficar 800 anos sem se formar. Conhecida como “Estrela de Natal” ou “Estrela de Belém”, o espetáculo será possível devido ao alinhamento de Júpiter e Saturno. O encontro permite a formação de uma espécie de planeta duplo. Com esse fenômeno, um ponto de luz radiante poderá ser visto logo após o pôr-do-sol — claro, dependendo da condição climática da sua região neste dia.

 

Detalhando o movimento

Em entrevista ao portal G1, o pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Felipe Navarete, deu mais detalhe deste fenômeno natalino.

“Todos os corpos celestes estão em movimento. Em especial, o Sol e os planetas se movimentam em uma linha no céu chamada Eclíptica. Quando ocorre um cruzamento entre os planetas a gente chama de conjunção”, explica Felipe.

Na mesma entrevista, ele detalha como vai ser o processo de visibilidade desta estrela: “Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distancia mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes”.

Para se ter uma noção da importância do fenômeno, os dois planetas só estiveram tão perto nos anos 1623 e 1226 – ou seja, desde a Idade Média. As conjunções são consideradas raras, pois cada planeta demora um tempo diferente para girar em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 1 ano. Já os planetas Júpiter e Saturno completam a volta em cerca de 12 e 30 anos, respectivamente.

Os cientistas afirmam que a aproximação entre os dois planetas deve acontecer novamente daqui a 60 anos, no dia 15 de março de 2080. Depois, a Estrela de Natal só poderá ser vista em 2400.

 

Veja também: Campanha do Papai Noel dos Correios será digital este ano

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela