Blog

Artista cria quadrinhos para incentivar doação de sangue

 

quadrinhos fraternos edição transfusão de vida
Transfusão de sangue é o tema dos novos Quadrinhos Fraternos | Foto: Acervo RRJ

 

O ano de 2019 começou com uma bela iniciativa dos Quadrinhos Fraternos. Para quem ainda não conhece, os Quadrinhos Fraternos são gibis baseados em trechos da Codificação Espírita, concebidos para serem utilizados na evangelização e divulgação da doutrina. Este mês, os Quadrinhos Fraternos lançaram uma edição especial: Quadrinhos para o Bem – Transfusão de Vida. Esta é a primeira edição da nova série e aborda a importância da transfusão e doação de sangue. O quadrinho foi pensado para convencer o leitor a se tornar um doador.

A iniciativa é do ilustrador, roteirista, quadrinista e responsável pela impressão dos Quadrinhos Fraternos, Marcelo Tibúrcio. O tema da primeira edição dos Quadrinhos para o Bem veio após um problema de saúde, que o fez repensar sobre o ato da doação de sangue.

“Eu estou com um problema de anemia e fiquei muito mal, sem conseguir andar. Eu precisei ser internado para transfusão de sangue. Depois da terceira bolsa, eu consegui ficar de pé e voltar a andar. De lá pra cá, foram mais duas bolsas de sangue. Ainda estou em tratamento, mas não estou mais no estado que estava. Com tudo isso, entendi uma coisa: se eu não tivesse acesso a essas três bolsas de sangue, eu teria morrido”, declara Marcelo.

O Hemocentro do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio) faz constantemente campanhas para incentivar doação de sangue. De acordo com a instituição, uma baixa significativa nos estoques de sangue põe em risco o abastecimento de emergências, maternidades e unidades de saúde do todo o estado. Neste período de férias, as pessoas não procuram as unidades para doar e a necessidade aumenta.

Um total de 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos, é o suficiente para manter os estoques em níveis confortáveis. No entanto, a média tem ficado abaixo de 200 bolsas diárias. Marcelo lembra a importância do ato de doar. “As bolsas foram doadas por três pessoas diferentes. Elas doaram, de graça, esse sangue que salvou a minha vida. Então eu entendi que de um lado havia uma pessoa desesperada pra viver e do outro lado havia três pessoas dispostas a doar o próprio sangue. Por isso, eu resolvi fazer um gibi em prol da doação”, ressalta.

Nesta edição especial, cada doador de sangue tem a sua história contada. A intenção, segundo Marcelo Tibúrcio, é comover a pessoa que já doou e sensibilizar aquela que está na dúvida.

Nova série Quadrinhos para o Bem

Este é o primeiro da nova série Quadrinhos para o Bem. O projeto continua, mas ainda sem tema definido para o próximo gibi. Os mais cotados são suicídio e depressão. Já a nova edição dos Quadrinhos Fraternos deve ser lançada em fevereiro. Os dois materiais foram pensados para serem acessíveis para certos públicos, que é o caso das crianças, adolescentes e dos surdos-mudos. Também incluem as pessoas que não são familiarizadas com o espiritismo.

“Essas pessoas que não tem conhecimento e pegam um folheto para ler acabam entendendo porque o material está resumido. Mas ele não é infantilizado. Eu faço de uma forma bastante fiel ao texto original. Para a criança fica mais fácil porque tem imagens. Mas o texto permanece! Porque se você diluir demais o texto, ele não vira uma fonte, vira um abismo. A ideia é que todos os públicos consigam entender”, explica o criador dos quadrinhos.

Os Quadrinhos Fraternos impressos foram criados há dois anos. A ideia original começou no Correio Espírita, principal patrocinador do material, com obras do Irmão X. Por falta de autorização, Marcelo buscou a parte da obra espírita que está em domínio público.

O escolhido foi o Pentateuco, que é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Após a definição do tema-base, Marcelo teve a ideia de imprimir o material e divulgá-lo. Já são 10 edições dos Quadrinhos Fraternos.

Saiba mais sobre os Quadrinhos Fraternos

Um dos divulgadores do material é a Rádio Rio de Janeiro. Marcelo explica como funciona a parceria com a emissora da fraternidade. “Nós publicamos nos Quadrinhos Fraternos um anúncio da Rádio Rio de Janeiro e enviamos para a emissora um cento do material. E a Rádio Rio de Janeiro utiliza esses gibis nas suas promoções ao mesmo tempo em que divulga os quadrinhos na sua programação”, conta.

Segundo Marcelo Tibúrcio, o objetivo principal dos Quadrinhos Fraternos é ajudar os evangelizadores de todo o Brasil a divulgar o Pentateuco nas aulas. A ideia é fazer uma publicação barata, que possa ser acessível a qualquer evangelizador. Por cuidar de toda a produção, Marcelo recebe ajuda de diversos evangelizadores em um grupo no Whatsapp com mais de 100 membros. Juntos, tentam ajustar os quadrinhos para que sejam aceitos em todos os cantos do país.

Os gibis custam R$2,00 e podem ser adquiridos com o próprio criador, através do telefone (21) 99557-0536. Para saber mais sobre os Quadrinhos Fraternos, basta acessar o blog dos Quadrinhos  Fraternos ou a página no Facebook .

Para Marcelo Tibúrcio, os gibis são uma espécie de degrau para aquele que não conhece o espiritismo e, com a ajuda do material, possa dar um passo a frente e entrar na doutrina em si. Por ser considerada uma leitura difícil, os gibis ajudam todos os públicos a entenderem melhor o Pentateuco de forma leve e objetiva.

E ao mesmo tempo em que pensa em novas edições, Marcelo mergulha em novos projetos envolvendo os Quadrinhos Fraternos. Ele nos adiantou uma novidade. “Nós estamos com um projeto de confeccionar um gibi maior, de 24 páginas. Ele, na verdade, é uma coletânea dos oito primeiros Quadrinhos Fraternos. Essa coletânea terá anúncios em todos os rodapés. Porém, nem todos os espaços foram ocupados. Ele precisa ser preenchido porque é muito mais caro para rodar”.

Para os interessados em anunciar ou simplesmente ajudar o projeto, o valor da divulgação é R$50,00. O anunciante ou doador ainda recebe cinco gibis após a confecção. Ou seja, recebe de volta o valor investido em forma de quadrinhos.

 

Redação por Lohrrany Alvim

30/01/19 – 12h55

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela