Blog

ONG cria banco de perucas gratuito para mulheres em tratamento quimioterápico

| Foto meramente ilustrativa.

A iniciativa é uma parceria do Instituto COI e a ONG Cabelegria

 

O Instituto COI, organização que promove pesquisas clínicas no campo da oncologia, inaugurou, em parceria com a ONG Cabelegria, um banco de perucas em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa, que tem como madrinha a atriz Giovanna Antonelli, possibilita que qualquer mulher em tratamento quimioterápico possa adquirir perucas sem custo.

A previsão é atender 60 pacientes por mês. O espaço foi montado para parecer uma loja e tem diversas opções de perucas, todas feitas a partir de cabelo humano doado. Xampus e condicionadores específicos para a manutenção dos fios também são disponibilizados.

“Não precisa de pesquisa para saber o quanto é importante o acolhimento e a autoestima para uma paciente que está tratando um câncer. O diferencial deste banco é que é possível experimentar a peruca antes de levá-la”, destaca Charles Souleyman, presidente do instituto.

Como funciona

Para ter direito de escolher e levar o acessório, a mulher deve apresentar laudo médico comprovando que está em um tratamento contra o câncer.

A contadora Maria Tereza Gonçalves, de 55 anos, que trata um câncer de mama, foi uma das primeiras beneficiadas pelo Banco de Perucas. Com a cabeça raspada devido à quimioterapia, ela conta que uma peruca curta, feita de cabelo natural, custa em torno de R$ 3.800, valor que considera alto para a maioria das pessoas.

“O homem fica sem cabelo numa boa, mas a mulher, não. O cabelo é a nossa moldura. Quando você se vê completamente careca, é complicado, é triste; você chora demais. A peruca ajuda muito na autoestima” diz Maria Tereza.

O serviço também conta com outras duas parcerias: o Banco de Lenços Flavia Flores e o Instituto Guiando Estrelas, que faz doação de turbantes.

O Banco de Perucas fica na Avenida das Américas, nº 6.205, sala 202. Se você ficou interessado, é só entrar em contato pelo e-mail bancodeperucas@institutocoi.org ou pelo número WhatsApp (21) 99344-5457.

Ação social em São Gonçalo

No dia 16 de setembro, o Espaço Rosa, unidade destinada à saúde da mulher, em São Gonçalo, vai realizar uma ação social em parceria com cabeleireiros da cidade, com objetivo de arrecadar alimentos para pacientes ancológicos cadastrados no espaço e que estejam passando por dificuldades financeiras.

A ação acontecerá no Exclusiva Unha Express, no Centro de São Gonçalo, onde serão oferecidos corte, esmaltação, designer de sobrancelhas e auriculoterapia. Todos os serviços serão em troca de 2kg de alimentos não perecíveis, que devem ser doados para cada tipo de serviço. Serginho de Manttos, Patrícia Alves, Mariane Castro e Michele Barcelos, serão os cabeleireiros que terão a missão de contribuir em prol das pacientes.

Quem quiser participar os serviços estarão disponíveis no horário de 9h às 15h, e as sessões de auriculoterapia, de 10h às 14h. O Exclusiva Unha Express fica na Rua Simeão Custódio, 41, Centro – SG (rua de acesso ao estacionamento do Partage Shopping).

Redação por Lohrrany Alvim

10/09/2019 – 16h13

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela