Blog

Brasil ganha primeira loja sem plástico e sem lixo

A loja surgiu por conta da preocupação com os plásticos descartáveis

Plático zero em loja no Brasil
A loja não tem nenhum tipo de plástico nas embalagens | Foto meramente ilustrativas

 

Primeira do tipo no Brasil, a Mapeei – Uma Vida sem Plástico promete ajudar pessoas a terem um estilo de vida mais sustentável, sem desperdício e sem descartar plástico em aterros sanitários ou nos oceanos. É uma loja totalmente sem plásticos, nem nas embalagens e nem nos produtos.

Em suas prateleiras, há escovas de dente de bambu, copos dobráveis de silicone, canudos de metal e de vidro, atoalhados para remoção de maquiagem, marmitas de inox e sacolas de pano. Há também panos encerados que substituem plásticos filme na cozinha, garrafas d’água e cosméticos em barra ou em potes de metal.

Localizada em uma galeria na rua Augusta, em São Paulo, a loja surgiu por conta da preocupação da empreendedora Lívia Humaire com o problema dos plásticos descartáveis, presentes em nossas vidas, nos lixões e nos oceanos. Surgiu também de uma longa mudança na vida da empreendedora, que começou a reduzir o desperdício em 2014, quando tentou fazer uma ceia de Natal mais sustentável.

Em pesquisas na internet, conheceu também outras pessoas comprometidas com o movimento, chamado de Zero Waste (Lixo Zero ou Desperdício Zero). Geógrafa de formação, Lívia trabalhava com consultoria comportamental para grandes empresas. Cada vez mais envolvida em temas de sustentabilidade, achou que a carreira já não fazia mais tanto sentido para ela.

Em 2017, decidiu sair do trabalho e abrir seu próprio negócio. Inicialmente, a ideia era criar uma empresa de cosméticos naturais vendidos por quilo, que diminuíssem o uso de embalagens plásticas. Mas esbarrou em dois obstáculos. O primeiro eram as regulamentações da Anvisa para a venda dos cosméticos, complicadas e burocráticas. O segundo eram os concorrentes: já havia um mercado relevante de shampoos, sabonetes e cremes naturais.

Para buscar inspirações para seu negócio, decidiu fazer uma viagem pela Europa e Estados Unidos para ver que negócios floresciam no exterior. Voltou para o Brasil com uma ideia mais evoluída para seu negócio, de criar uma loja de produtos sem plástico e que também fosse um espaço de apoio para quem quer começar a ter um estilo de vida mais sustentável.

Mapeou, nos últimos anos e em suas viagens, os negócios sustentáveis tanto no exterior quanto no Brasil, o que a levou a nomear a loja como Mapeei – Uma Vida sem Plástico.

Para construir o negócio, precisou do apoio de várias pessoas. Chamou uma sócia, a designer Lori Vargas, para atuar com o marketing e desenvolvimento da marca. Também precisou trabalhar muito próxima de seus fornecedores, para que eles se adequassem ao seu projeto de uma loja completamente sem plástico. Como muitos produtores são pequenos e artesanais, a proximidade é necessária para adequar o estoque.

O próximo passo é a abertura de um site para vender os produtos pela internet. “Temos potencial para alcançar o país todo, com aumento da demanda e do número de fornecedores”, afirma.

Redação por Lohrrany Alvim

03/04/2019 – 11h16

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela