Blog

Brasil recebe a primeira usina que transforma lixo em energia

Paraná será o primeiro estado brasileiro a adotar este tipo de tecnologia

Lixo se transforma em energia
Lixo pode virar energia, sabia? | Foto meramente ilustrativa

 

Um relatório feito pelo índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana mostra que o Brasil ainda possui dificuldades para descartar seu lixo de maneira adequada. De acordo com este estudo, 53% dos resíduos são descartados de maneira inadequada em lixões a céu aberto.  Segundo esta pesquisa, 24% dos domicílios brasileiros não contam com coleta de lixo e o índice nacional de reciclagem é de apenas 3,7%.

Porém, o Paraná pode ser a primeira unidade federativa a iniciar um trajeto que aponta para a mudança deste patamar. O estado da região Sul terá a 1ª usina do nosso país a gerar energia através de esgoto e lixo orgânico.

Essa será uma usina de geração desse tipo de produto, que transforma os resíduos em eletricidade para abastecer as casas da região. O licenciamento para a operação foi dada pelo Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia, que vai construir o complexo.

A companhia informou que a usina terá capacidade para produzir 2,8 megawatts de eletricidade através dos resíduos, quantia o suficiente para abastecer cerca de duas mil residências do Estado.

A estimativa é que o projeto desvie 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros.

No Brasil, o esse modelo de biocombustível ainda tem uma participação pequena na matriz energética e é contabilizado em conjunto com outros biocombustíveis como o bagaço de cana, responsável por 8,8% da energia gerada no país.

A Europa foi a primeira região a investir na produção de biogás a partir da biodigestão. Atualmente, o continente possui cerca de 14 mil usinas. Somente a Alemanha abriga oito mil unidades.

Biogás: O que é?

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias. A produção ocorre com a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz eletricidade. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.

Há três rotas para usar a biomassa como fonte energética. A primeira é através da combustão direta, a segunda é a gaseificação e a terceira é a reprodução do processo natural em que a ação de micro-organismos em um ambiente anaeróbico produz a decomposição da matéria orgânica e, consequentemente, emite o biogás.

Este modelo de energia representa uma alternativa para abastecer comunidades isoladas, q

Usar esta tecnologia para gerar energia também impede que o metano proveniente da decomposição da matéria orgânica seja liberado para a atmosfera ao se transformar em água e gás carbônico pelo processo de queima. Dessa forma, a energia do biogás é apresentada como uma alternativa que não gera tantos impactos socioambientais quanto o gás natural.

Redação por Adriano Dias

14/02/2019 – 13h39

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela