Blog

Brasileira vence prêmio da ONU sobre igualdade de gênero

Capitão de fragata da Marinha, Carla Monteiro de Castro Araújo vai dividir a honraria com a major Suman Gawani, do exército indiano.

Por: Lohrrany Alvim
28/05/2020 – 10h27
É o segundo ano consecutivo que uma Brasileira recebe o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU.
É o segundo ano consecutivo que uma Brasileira recebe o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU.

 

Brasileiras que inspiram. No ano passado mostramos aqui a história da capitã brasileira Marcia Andrade Braga, integrante da Missão de Paz das Nações Unidas (ONU) na República Centro-Africana. Na época, Marcia recebeu o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU, em Nova York. E este ano não foi diferente. Uma brasileira servindo nas Forças de Paz da República Centro-Africana e uma indiana que cumpriu missão no Sudão do Sul foram anunciadas como vencedoras do Prêmio de Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU 2019.

A brasileira que receberá a honraria é a capitão de fragata Carla Monteiro de Castro Araújo, oficial da Marinha brasileira que trabalha na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana. Como destacamos no início da matéria, esse é o segundo ano consecutivo que uma brasileira leva o prêmio para casa.

Já a indiana, que divide o prêmio com a brasileira este ano, é a major do exército Suman Gawani, uma observadora militar que serviu na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul. Juntas, elas receberão o prêmio durante cerimônia online presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta sexta-feira (29).

 

Brasileira premiada

Desde abril de 2019 a capitão de fragata Carla tem servido como conselheira de proteção e gênero. Por conta da sua atuação na sede da MINUSCA, a missão aumentou o número de pontos de proteção de gênero e de crianças. De acordo com o comunicado da ONU, a brasileira estabeleceu e conduziu um amplo treinamento em aspectos relacionados a gênero e proteção.

“Graças aos seus esforços, a Missão aumentou significativamente o número de pontos focais de proteção de gênero e de crianças em suas respectivas localidades. Ela foi fundamental para aumentar o envolvimento das patrulhas de resposta de gênero com as comunidades locais de 574 para aproximadamente 3 mil por mês”, informa a Organização das Nações Unidas no anúncio da premiação.

A comandante brasileira ingressou no serviço de saúde da Marinha do Brasil em 1997 e trabalhou por mais de dez anos como dentista do órgão. Também atuou na Unidade Médica expedicionária da Marinha, com experiência em gerenciamento de risco e controle de apoio à saúde. Após receber a notícia da premiação, Carla se mostrou feliz com a honraria.

“Este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de equipe envolvendo a força da MINUSCA e o componente civil. É muito gratificante para mim e para a Missão ver nossas iniciativas dando frutos”, afirmou a brasileira.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez questão de cumprimentar as militares pelo prêmio recebido.

“Estas integrantes das Forças de Paz são poderosos modelos. Através do seu trabalho, elas trouxeram novas perspectivas e têm ajudado a construir confiança e segurança entre as comunidades onde elas servem”, declarou.

 

Prêmio

O prêmio de Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU foi criado em 2016 com o objetivo de reconhecer a dedicação e o esforço de um soldado de força de paz em promover os princípios da Resolução de Segurança da ONU 1325 sobre mulheres, paz e segurança. O fato curioso desde ano é que esta foi a primeira vez em que a premiação contou com duas vencedoras.

Dos 85 mil militares que servem as Forças de Paz da ONU, apenas 6,4% são mulheres. Mas, de acordo com a organização, a participação feminina nas missões tem aumentado continuamente nos últimos anos.

Veja também: Brasileiras ganham maior prêmio de conservação do meio ambiente

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela