Blog

Casa de bambu sustentável é construída em quatro horas

Jovem das Filipinas ganhou prêmio internacional pelo projeto de unidades habitacionais baratas e sustentáveis | Foto meramente ilustrativa

Redação por Lohrrany Alvim

07/12/2018 – 13h36

Um designer de 23 anos venceu um prêmio de 50 mil libras (R$ 245 mil) após criar unidades habitacionais de bambu de baixo custo para amenizar a crise de moradia nas Filipinas. O projeto de Earl Patrick Forlales demora quatro horas para ser construído e custa apenas 50 libras (R$ 245), por metro quadrado, o que o torna muito acessível.

“É um lar funcional por si só, mas é mais do que apenas uma casa. É projetado para transformar o lixo de uma comunidade em energia e em outros recursos valiosos.” diz Forlales.

Earl Patrick Forlales, que nasceu na capital, Manila, e estudou engenharia de materiais, vai usar o dinheiro do prêmio Cities for our Future, da Royal Institute of Chartered Surveyors (RICS), para começar a trabalhar em suas unidades habitacionais no ano que vem. As casas pré-fabricadas serão usadas para abrigar os recém-chegados, antes de serem levadas em grande escala para as favelas.

O material não é prejudicial à natureza, já que libera 35% mais oxigênio que as árvores e pode ser colhido anualmente sem causar degradação do solo. As casas também terão telhados inclinados para captar a água da chuva e palafitas para prevenir danos durante enchentes. Forlales planeja levantar fundos para o projeto vendendo lixo plástico para fábricas.

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela