Blog

Conheça 6 alternativas para abandonar de vez o uso dos canudos plásticos

Os resíduos plásticos nos oceanos afetam negativamente na vida marinha

Diversos países e cidades pelo mundo já reconheceram que o vilão número 1 da vida animal marinha hoje são os resíduos plásticos. Mais de 8 milhões de toneladas de lixo param nos oceanos todos os anos e a boa parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos.

Veja também: Brasil ganha primeira loja sem plástico e sem lixo

De acordo com uma pesquisa do governo dos Estados Unidos, os norte-americanos utilizam diariamente 500 milhões de canudos plásticos. Outro dado importante vem de um estudo publicada pela revista científica Science em 2015. Os pesquisadores descobriram que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano – e um valor entre 4,8 milhões e 12,7 milhões de toneladas chega aos oceanos.

Esse material causa danos fatais à vida marinha, por isso, a Rádio Rio de Janeiro resolveu produzir uma matéria que lhe dará  alternativas para abolir de vez da sua rotina o uso de canudos plásticos.

Beba diretamente do copo

Existem diversas maneiras de beber água e evitar o desperdício | Foto meramente ilustrativa

 

A mais fácil e eficaz forma de todas é simplesmente beber diretamente no copo. Estimule você e suas crianças a fazerem o mesmo o quanto antes. É claro que existem exceções, como por exemplo, latinhas e copos com tampas de alumínio por questões de higiene. No entanto, existem copos dobráveis, com preços acessíveis, que cabem em qualquer bolsa e mochila. Assim, além do canudo os copos plásticos também vão sair da rotina.Existem diversos tipos de canudos:

Papel

Ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente. Ele é facilmente encontrado em diversas lojas de festas e na internet. Lembre-se de sempre priorizar empresas brasileiras e instituições que utilizem papel certificado de origem.

Silicone

Canudos de silicone podem ser a solução para não usar mais os tubinhos de plástico | Foto meramente ilustrativa

 

O canudo de silicone é flexível e reutilizável, uma boa opção para crianças. Isso porque protege os dentes dos pequenos. No entanto, o material não deixa de ter impacto no meio ambiente. Ele pode ser encontrado na internet.

Vidro

A empresa brasileira Mentah desenvolveu canudos de vidro duráveis que podem ser utilizados por toda a vida. O material é o mesmo utilizado em laboratório. Se você quebrar o seu, eles garantem a reposição por um novo.

Metal

O canudo de metal é reutilizável e pode ser levado para qualquer lugar. Existem diversos tipos de metais, como alumínio e aço inoxidável. É importante sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados. É possível encontrá-los em diferentes diâmetros e formatos. O kit, geralmente, já vem com um limpador interno. Existem diversos modelos na internet.

Palha

Nos séculos passados, todos os canudos de bebidas eram feitos a partir da palha que sobrava das colheitas de grãos. Por isso, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha, straw. Em português também existem alguns lugares que chamam o canudinho de “palhinha”.

A partir de 1900, a opção foi aos poucos esquecida e substituída pelo plástico. A empresa californiana Harvest Straws trouxe a tradição de volta e produz canudos a partir de sobras de colheitas. As palhas são orgânicas, curadas e desinfetadas. Após utilizados, eles se decompõe naturalmente.

Redação por Jhade Marinho

12/06/2019 – 11h00

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela