Blog

Coral brasileiro conquista primeiro lugar em festival internacional

Jovens do Colégio São Vicente fizeram ‘vaquinha’ para viajar

O coro juvenil São Vicente Acappella, que é formado por alunos e ex-estudantes do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, conquistou o primeiro lugar no maior festival de música jovem de orquestras, coros e bandas do mundo, o Suma Cum Laude — International Youth Music Festival, que acontece na cidade de Viena.

O grupo, que empatou na primeira posição com o coro KwaZulu-Natal Youth Choir, da África do Sul, ainda vai fazer mais três concertos na Áustria, antes de voltar ao Brasil.

Clique aqui para ver o vídeo 

Mas se acha que o caminho até Viena foram só flores, está enganado. Para as 37 vozes do grupo conquistarem  os jurados, eles tiveram que se esforçar. Sem nenhum patrocínio, os jovens e a professora Patrícia Costa, diretora do grupo, prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, feijoada, rifas, além de concertos com bilheteria para conseguir viajar.

Com apenas uma participação no Festival de Mendoza, em 2013, na Argentina, o coral foi em busca de mais um título para por no currículo e conseguiu. O sucesso foi tanto que eles já receberam um convite para participar do Festival da Bratislava, na Eslováquia.

A caminhada até o primeiro lugar do International Youth Music Festival contou com a ajuda de diversas pessoas. Isso porque o grupo optou por fazer uma “vaquinha” virtual para poder concretizar o sonho de ganhar o título. Ao todo, eles conseguiram juntar em torno de R$ 500 mil.

Fundado em 1999, o Coro Juvenil São Vicente Acappella é formado por alunos e ex-alunos do Cosme Velho, além de jovens dos arredores da instituição. O objetivo é desenvolver um repertório sem acompanhamento instrumental, explorando peças com um grau de dificuldade considerável e abrangendo diversos períodos da música brasileira erudita ou popular, como baião, maracatu e samba.

Financiamento coletivo

O financiamento coletivo é uma atividade em que diversas pessoas podem dar contribuições monetárias a um indivíduo para que ele possa atingir um determinado objetivo financeiro na internet. O crowdfunding, um dos maiores sites desse tipo de financiamento cadastrou, só no ano passado, 183 mil propostas. Existem diversos sites que fazem este financiamento. Eles funcionam da seguinte maneira: O empreendedor apresenta sua ideia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito.

As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com a iniciativa. Se a proposta conseguir o financiamento, o site que divulgou a ação e recebe uma comissão da empresa de 5%. Caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado. O método é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia ou industrial.

Redação: Jhade Marinho

17/07/2019 – 10h09

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela