Blog

Coronavírus: Operadoras de TV à cabo abrem sinal para que população se mantenha em casa

Plataformas de streaming e internet também estão liberando seus serviços.

Medida é um auxílio ao combate da COVID-19.
Medida é um auxílio ao combate do coronavírus. | Foto: Reprodução Internet

 

Você está fazendo a sua parte? Sabemos que o brasileiro em geral é bem-humorado, amoroso e caloroso em suas saudações e despedidas, mas a pandemia de coronavírus exige uma mudança no nosso comportamento. O foco neste momento é diminuir a velocidade com que a COVID-19 se alastra: se um grande número de pessoas for infectado simultaneamente, os serviços de saúde não serão capazes de atender toda a demanda.

Mas como você pode se prevenir e ajudar na prevenção da população? A primeira recomendação é lavar as mãos. Usar álcool gel (70%) e sempre ter uma embalagem por perto é outra orientação. Evitar aglomerações é tão importante quanto às duas dicas anteriores. Este não é um bom momento para passear no shopping, andar pelo aeroporto, viajar sem real necessidade e visitar outras pessoas. A recomendação das autoridades é, se possível, permanecer em casa.

 

Diversão em tempos de quarentena

E para deixar os “dias de isolamento” melhores, as operadoras de TV por assinatura estão com canais abertos de diversos gêneros para seus clientes. E o melhor: sem custos adicionais. O objetivo, segundo as empresas, é fazer a sua parte e tornar a permanência da população em suas residências mais divertida, levando conteúdo, informação e distração para aqueles que optarem ficar em casa devido ao alto risco de contágio.

Além das operadoras de TV por assinatura, serviços de streaming também estão adotando medidas semelhantes. Os consumidores também serão beneficiados com a ampliação da rede 4G e a liberação de wi-fi em pontos específicos do Brasil.

Na Sky, todos os canais estão com o sinal aberto na TV. Alguns deles também podem ser assistidos ao vivo via streaming pelo Sky Play, plataforma digital da empresa. A companhia informou que prioriza o bem-estar de seus colaboradores e parceiros.

Já a Claro instalou um comitê de crise para avaliar a disponibilidade e capacidade da sua rede e serviços. Na banda larga fixa, a operadora está aumentando gradativamente a velocidade para todos os assinantes. Essa ampliação será concedida a todos os clientes, sem custos. As medidas estão sendo implantadas aos poucos e a demanda adicional será no período diurno.

A explicação da empresa é que, neste período, a rede costumava operar abaixo da capacidade, já que as pessoas costumam estar trabalhando ou na escola. Outra empresa que vai abrir o sinal de canais de televisão é a Oi TV. A liberação da programação está prevista para acontecer até o próximo dia 28.

Agora falando da rede móvel, a Claro está adotando a concessão gradativa de bônus de internet para clientes pós-pagos. Já os clientes pré-pagos que consumirem toda a sua franquia poderão ganhar um bônus diário de 100 MB. Para isso, vão precisar assistir à campanha de conscientização produzida pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Clientes dos planos pré-pagos também receberão bônus.

Outra medida que está sendo adotada é a liberação da rede de wi-fi, que ficará disponível em locais públicos, como aeroportos e parques. Lembrando que a recomendação é evitar aglomerações, apesar da medida adotada pela empresa. O acesso pode ser feito por meio da rede #net-claro-wifi. A conexão será concedida por tempo limitado para aqueles que aceitarem a exibição dos vídeos de prevenção disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A Nextel, que agora faz parte da Claro, também está avaliando como elevar os recursos dos seus clientes.

 

Veja também: Coronavírus: 10 fatos positivos em meio à pandemia

 

Aplicativo informativo

Em breve, os assinantes da operadora Claro também poderão acessar de forma ilimitada, sem qualquer custo ou desconto na franquia de internet do plano, o aplicativo Coronavírus SUS. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e está disponível para Android e IOS. Para quem não conhece ainda, o app oferece informações de utilidade pública, dicas de prevenção e a localização dos postos públicos de saúde mais próximos de você.

 

Redação por Lohrrany Alvim

19/03/2020 – 16h22

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela