Blog

Educação Infantil: Projeto cria novos instrumentos pedagógicos para alfabetização da rede de ensino do Rio

Por: Adriano Dias
22/09/2020 – 13h35
Através do “Meias Aventuras”, a iniciativa pode auxiliar no processo de ensino das crianças. (Foto reprodução Internet)

 

O mundo todo discute a retomada das atividades escolares e como ela tem que ser feita para evitar uma nova onda de contágios da Covid-19. No Rio de Janeiro não seria diferente. Enquanto se discute se as aulas podem ser reiniciadas presencialmente ou se a permanência das atividades remotas ainda é a melhor opção, um projeto implementado pela Prefeitura busca incrementar o processo de alfabetização nas escolas. O programa “Meias Aventuras” foi lançado no site da MultiRio.

A iniciativa começou apenas no formato digital, mas a intenção da empresa é incorporar o programa para outros suportes físicos. O site surge com diversos mecanismos para desenvolver a capacidade de alunos entre 6 e 7 anos criarem histórias. Animações, livreto, ilustrações, modelos de storyboard, desenhos para colorir e jogos são um dos exemplos utilizados no “Meias Aventuras”. Com uma pequena ajuda dos responsáveis, já pode ser um instrumento educacional valioso para ser utilizado dentro de casa, principalmente para quem está no 1º ano do Ensino Fundamental.

 

Como funciona?

O projeto tem como protagonista um personagem divertido e atrapalhado, que passa por diversas situações cotidianas em que precisa superar desafios. Como o nome já entrega, ele é uma meia com feições humanas, criada pela equipe da MultiRio. Em tempos de pandemia, o personagem já nasce adaptado, com direito até a uma máscara em uma das animações produzidas, para estimular a prevenção contra a Covid-19.

Através do site, essas animações vão ter a missão de ensinar as crianças a criar suas próprias histórias em casa nas salas de aula quando for possível retornar as atividades presenciais. A ideia é que a partir de materiais simples, encontrados com facilidade, possa ser explorado o potencial inventivo do teatro de fantoches. Uma meia comum usada já pode ser o passo inicial para a montagem desses pequenos espetáculos com a ajuda dos pais e irmãos.

 

Outras etapas do projeto

O “Meias Aventuras” promete ter mais desdobramentos. Após a retomada, as escolas municipais vão receber um kit para que os professores de turmas de alfabetização possam desenvolver atividades em sala com os alunos. Além da meia, o professor vai trabalhar com diversos materiais a fim de montar um verdadeiro palco e camarim para contar histórias.

Eles também vão receber um pendrive com o conteúdo digital e que vão possibilitar o armazenamento de trabalhos feitos pelos alunos, além de outros filmetes, jogos e objetos de aprendizagem que a MultiRio pretende criar. O kit também é composto por dois tabuleiros de jogos.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é preparar as crianças para um aproveitamento melhor dos métodos de alfabetização já existentes, sem interferir nas preferências adotadas pelos professores. Com uma maior desenvoltura na contação de histórias e na solução dos problemas, elas estarão mais preparadas para qualquer tipo de tarefa que já é aplicada normalmente nessa fase.

Veja também: Loja especializada em bonecas negras retoma atendimento presencial no Rio

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela