Blog

Empatia: ‘O Pequeno Príncipe’ fica careca para ajudar na luta contra câncer infanto-juvenil

Por: Adriano Dias
07/11/2020 – 10h35
Iniciativa de um brasileiro fez com que o clássico francês ganhasse uma nova versão para as redes sociais (Foto reprodução Internet)

 

Uma obra boa é aquela que atravessa gerações. Seja um filme, uma música, uma peça de arte… são muitos trabalhos que seguem no conhecimento popular, mesmo com o passar do tempo. Entre estas produções, digamos, históricas, se encontra o clássico “O Pequeno Príncipe”. A obra originária do francês Antoine de Saint-Exupéry também foi “adaptada” para várias ocasiões, com essa aqui que vamos relatar.

Desta vez, o personagem principal de Exupéry vai aparecer sem o cabelo, uma das características marcantes da obra. Mas, calma, tudo isso é por uma boa causa. Segundo publicação do site “Só Notícia Boa”, ele ganhou essa nova versão para inspirar as crianças que também ficaram carecas para o tratamento contra o câncer.

Além da identificação com o príncipe fazendo quimioterapia, as crianças e jovens terão na releitura uma forma de combater o preconceito. O projeto foi feito pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias.

O projeto foi criado pelo cartunista, jornalista, escritor Arisson Tavares. Para o site Só Notícia Boa, ele explicou que a adaptação foi possível porque, “depois de sete décadas da morte do Antoine de Saint-Exupéry, a obra passou a ser de domínio público em 2015”.

 

Uma nova adaptação

Conforme ele explicou para o site, a readaptação manteve a essência da obra original, mas foi necessária uma atualização para uma leitura prática, pensando nas redes sociais. Nesta nova versão, o rei se transformou em um político, onde ele acha que o cargo dá o poder para mandar em tudo. O piloto se transformou em um médico com o carro quebrado na estrada. O bêbado trocou de vício, substituindo as garrafas por um celular conectado às redes sociais.

Esta nova versão pode ser visualizada pelas redes sociais do Abrace (Instagram e Facebook). Os capítulos estão sendo publicados todos os dias.

 

Para quem não conhece a versão original

Na versão original, “O Pequeno Príncipe” conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço. Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças.

Uma curiosidade: “O Pequeno Príncipe” é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.

Veja também: A importância da empatia para se viver em sociedade

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela