Blog

Empresa cria sapato com GPS para monitorar idosos e pessoas com problemas de memória


O dispositivo mostra a localização da pessoa que está usando o sapato em tempo real | Foto meramente ilustrativa.

A Organização Mundial da Saúde revelou que 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo. Perda da memória, do intelecto e da capacidade de realizar atividades do dia a dia são as principais causas da demência, síndrome que atinge principalmente os idosos. Além disso, segundo informações do World Alzheimer’s Report, até 2050 mais de 250 milhões de pessoas sofrerão com a doença, sendo que 60% deles vão se perder, pelo menos uma vez. Pensando nisso, a empresa norte americana GTX Corp criou um sapato com solados inteligentes que permite rastrear ou monitorar à distância os idosos que possuem algum tipo de desordem mental, como Alzheimer ou demência através do GPS.

Chamado de Smart Sole, o produto passou a ser produzido em 2002 pela empresa, que se considera a primeira companhia de dispositivos usáveis com GPS do mundo.

De acordo com o CEO Patrick Bertagna, mais de 100 milhões de pessoas necessitam de acompanhamento em tempo integral por causa dos problemas que afetam a memória. A partir desses dados que eles começaram a pensar em desenvolver esse produto. “A inspiração da empresa para criar este produto foram as milhões de pessoas com Alzheimer, demência, autismo e traumas cerebrais que possuem problemas de memória e tendem a se perder se ficam sozinhas.”
Claro que há 17 anos a tecnologia para o desenvolvimento do Smart Sole e a maneira como ele seria disponibilizado à sociedade parecia um pouco complicado. Mas com o avanço da tecnologia e com a popularização dos smartphones pelo mundo, os sistemas de geolocalização e monitoramento se tornaram mais comuns, facilitando na melhora do produto.

Funcionamento

A GTX Corp explica que a palmilha inteligente não é só um simples chip. Ela funciona como um minúsculo celular dentro de um sapato. Pois utiliza a rede celular para se comunicar, exige um plano telefônico e precisa ser recarregada todo o dia. Quando estiver online, os responsáveis pelos idosos podem controlar os passos deles em tempo real e saber em tempo real a localização exata que eles estão. Basta utilizar um login e senha que devem ser protegidos.

Além disso, vale destacar que o sistema também envia de forma automática e-mails e SMS para os cuidadores, caso a pessoa que esteja usando o sapato saia da área de monitoramento. Essa palmilha possui um formato padrão que se encaixa nos sapatos e tênis casuais mais comuns. E é vendida em diversos tamanhos e pode ser usada tanto por adultos quanto por crianças, visto que também é uma ótima opção de rastreamento para os pais. A sola pode ser comprada no site da GPS Smart Sole. Custam 299 dólares mais taxas, com uma manutenção de U$ 25,00 por mês.

Outras empresas adotam a tecnologia

Após o sucesso do dispositivo, outras companhias aprovaram o recurso e também passaram a desenvolvê-lo. Como é caso da japonesa Wish Hills. Os sapatos dessa empresa são chamados de “GPS Dokodemo Shoes” e possuem um localizador instalado no interior sapato esquerdo que mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores. O localizador envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo da distância programada pelo administrador. O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar uma procura.

Redação por Jenneffer Dutra

09/07/2019 – 18h02

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela