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Empresa de maquiagem cria plataforma para ajudar profissionais autônomos que estão sem trabalhar

“quem disse, Berenice?” monta projeto para maquiadores divulgarem seus trabalhos.

Empresa irá ajudar 600 profissionais.
Empresa irá ajudar 600 profissionais. | Foto: Reprodução Internet

 

A crise gerada pela pandemia da Covid-19 atingiu fortemente os trabalhadores autônomos. Só no ano passado, o Brasil registrava a impressionante marca de 11,9 milhões de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado, número estável estatisticamente se comparado ao registrado no trimestre anterior, mas com uma elevação de 2,4% se compararmos com o mesmo período de 2018, segundo números do IBGE. Pois bem, esse setor é a primeira camada atingida por este maremoto financeiro que vem pela frente.

Apesar da previsão catastrófica, a pandemia fez surgir uma outra onda: de iniciativas para capacitar esses profissionais. Não são poucos os setores que disponibilizaram serviços com a intenção de melhorar o rendimento destas pessoas e fazer que essas consigam ter o ganha-pão garantido durante esta turbulência. Um desses exemplos vem do setor da maquiagem, um dos mais requisitados por conta da proliferação das redes sociais.

Veja também: Projeto que busca pagar boletos de trabalhadoras informais é criado

 

Auxílio para os maquiadores

Nem é necessário lembrar que os boletos não respeitam pandemia, né? Pensando nisso, uma das empresas que está buscando auxiliar os autônomos é a “quem disse, Berenice?”, que lançou uma plataforma para amparar os maquiadores autônomos que estão deixando de trabalhar para respeitar o isolamento social em prol do combate da Covid-19.

Geralmente, a empresa distribui batons para suas clientes no dia 13 de abril – quando é celebrado o Dia Internacional do Beijo. No entanto, neste atípico ano, eles criaram a plataforma “Apoie um Maquiador”. A marca decidiu ajudar na divulgação do trabalho de maquiadores do Brasil inteiro, para serem pagos agora e feitos no futuro, ou módulos online, dentro dos seus valores normais. Além disso, os 600 maquiadores cadastrados na plataforma independente dos agendamentos realizados vão receber R$120 de sua marca. As inscrições já estão abertas e as pessoas interessadas vão ter que enviar fotos de suas maquiagens, dados de cadastro e um vídeo de 30 segundos explicando por que deve entrar na plataforma.

 

Panorama de mercado

Antes da pandemia, o mercado de maquiagem vivia um momento positivo e, mesmo com todas as dificuldades apresentadas naturalmente, vinha registrando um leve crescimento. Segundo o SEBRAE, são diversos os fatores que levam ao bom desempenho. Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Brasil já é conhecido pelo grande consumo de itens de higiene e beleza. Agora, o mercado brasileiro observa o chamado efeito batom: com a retração econômica, muitos consumidores deixam de recorrer a salões de beleza para realizar maquiagem em casa.

O resultado é a alta na venda de produtos de beleza e a manutenção dos bons negócios do setor mesmo em um momento de instabilidade. Com isso, todos esses incentivos dão a entender que, na mesma velocidade que chegou, a crise no setor de maquiagem vai sair. Agora, só nos resta aguardar para tudo voltar a ser como antes. Pode até ser clichê, mas são nas crises que surgem inúmeras oportunidades.

 

Redação por: Adriano Dias

14/04/2020 – 15h46

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