Blog

Escocês cria garrafa sem plástico e que se decompõe em três semanas

A parte externa da garrafa é feita de papel reciclado, doado por empresas e escritórios locais

garrafas plásticas
A ideia tem como objetivo minimizar os impactos ao meio ambiente | Foto meramente ilustrativa

 

O cientista escocês James Longcroft desenvolveu um tipo de garrafa sustentável sem plástico que se decompõe em três semanas. A proposta é substituir as poluentes garrafas de plástico.

A parte externa da chamada Choose Water é feita de papel reciclado, doado por empresas e escritórios locais. O interior, à prova de água, é feito com um material específico, desenvolvido pelo cientista. Quando descartada, seja na água ou na terra, a garrafa se decompõe completamente em três semanas. A tampa, feita de aço, enferruja e desaparece em um ano.

Para produção da garrafa sustentável, Longcroft iniciou uma campanha de financiamento coletivo. Em dois dias, conseguiu o apoio de 200 pessoas e arrecadou mais de 60% da sua meta de 25 mil libras (cerca de R$ 120 mil).

Há dois anos, quando a Choose Water foi criada, atuava como uma empresa de água engarrafada que usava todo o seu lucro para enviar água limpa a lugares remotos na África. Mas James Longcroft logo percebeu que, apesar de estar ajudando a população, seu produto estava aumentando o problema do lixo no ambiente, disse em entrevista ao site The Scotsman. As garrafas sem plástico foram a forma que ele encontrou para continuar ganhando dinheiro para manter o trabalho na África.

Marca americana cria mochila feita a partir de plástico retirado dos oceanos

Estudos apontam que, se continuarmos nesse ritmo, até 2050 teremos mais plástico que peixes em nossos mares.

Pensando nisso, a marca americana Solgaard decidiu juntar esforços para a causa e lançou uma linha de produtos cuja matéria-prima será plásticos resgatados dos oceanos. A princípio, os modelos têm linha própria – mas a ideia é migrar 100% de seus produtos para o método de produção.

A mochila, primeiro e principal item da linha ecológica, é feita a partir de 2,3 quilos de plástico reutilizado e custam U$99,00 – equivalente a cerca de R$ 400,00. Você pode conferir mais detalhes no e-commerce da marca.

Além de vários bolsos que facilitam o uso da mochila, totalmente adaptada para a vida moderna, a unidade acompanha um canudo de inox – para evitar uso de plástico descartável.

Redação por Lohrrany Alvim

27/03/2019 – 15h19

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela