Blog

Projeto comunitário de escola da zona sul do Rio leva afeto aos idosos durante o isolamento

Escola católica americana bilíngue de Botafogo recrutou jovens estudantes da instituição para o “Disque-Companhia”.

Por: Adriano Dias
11/07/2020 – 15h25
Os lares de idosos gerenciados pelo Grupo ACASA vão ser os primeiros a receberem o projeto.
Idosos gerenciados pelo Grupo ACASA vão ser os primeiros a receberem o projeto.

 

“…Fundamental é mesmo o amor/ É impossível ser feliz sozinho…” Nesse trecho eternizado na composição de Antônio Carlos Jobim encontra-se atualmente um conflito em tempos que o distanciamento social se faz necessário para conter a proliferação da Covid-19. Integrantes do chamado “grupo de risco”, os idosos são os que estão mais sofrendo diante desta distância. Dói por dentro, mas conforta quando o assunto é a saúde em dia.

Diante desta “solidão necessária”, o telefone se tornou uma peça fundamental para amenizar a saudade, seja por chamada de áudio ou de vídeo. Partindo desta etapa, os alunos da Our Lady of Mercy School, escola católica americana bilíngue localizada no bairro de Botafogo, orientados pelo departamento de serviços comunitários da instituição, participarão do “Disque-Companhia”. Iniciado neste mês, o projeto tem a missão de ajudar pessoas acima de 60 anos que estão sozinhas durante o período de quarentena.

Com um limite de 60 minutos, as ligações vão ser definidas através do preenchimento de um questionário online elaborado pelos jovens que estarão em contato direto com os idosos. O formulário deixará estipulado os horários e os dias que cada idoso gostaria de receber a chamada; até mesmo o tema de interesse da conversa será preenchido para que o aluno consiga se preparar e dominar de maneira mais ampla o assunto antes do contato.

Os lares de idosos gerenciados pelo Grupo ACASA vão ser os primeiros a receberem o projeto. O cadastro foi realizado com o auxílio dos gerentes das unidades da Tijuca, do Cosme Velho e de Botafogo.

“Essa é mais uma forma de enfrentarmos o desafio do isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Apoiamos sempre iniciativas que promovem o bem estar dos nossos hóspedes, bem como o desenvolvimento dos jovens e da sociedade que nos cerca”, disse Leonardo Pisani, do Grupo ACASA.

 

A importância do projeto

O “Disque-Companhia” surge para diminuir os status solitários em que as pessoas com idade mais avançada se encontram. Os especialistas são unanimes quando falam sobre malefícios da solidão para este grupo. Eles dizem que as pessoas idosas são naturalmente mais propensas a ter patologias, como Alzheimer, demência, doença de Parkinson e problemas cardiovasculares. A sensação de solidão pode potencializar o desenvolvimento dessas doenças, além de estimular a ansiedade e, principalmente, a depressão.

Veja também: Pesquisa aponta que lockdown fez 60% dos pais se reaproximarem dos filhos

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela