Blog

Estudante brasileira cria tecnologia para filtrar água através da luz solar

Tecnologia já foi implantada em cidades de quatro estados

Luz solar vira fonte de energia para filtrar água
A energia solar é uma nova forma de filtrar água | Foto meramente ilustrativa

 

Uma estudante brasileira ganhou prêmio nos Estados Unidos por ter desenvolvido uma técnica simples, barata e sustentável que filtra água contaminada nas comunidades mais distantes e carentes.

Anna Luisa Santos, de 21 anos, criou um sistema de filtragem para ser ligado a cisternas. Ele utiliza a radiação solar para transformar a água contaminada em própria para consumo em regiões castigadas pela seca.

A ideia, que reduz a quantidade de bactérias em 99%, faturou o valor de R$ 25 mil com o segundo lugar na competição HackBrazil, evento brasileiro de tecnologia em Boston, nos Estados Unidos, que premia iniciativas empreendedoras.

O evento estreou em 2015 e é coordenado por alunos brasileiros de Harvard e do MIT. A competição deste ano reuniu 400 startups de tecnologia.

Anna Luisa Santos se formou em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Ela e outros três estudantes abraçaram a ideia.

Aqualuz

A tecnologia brasileira foi batizada de “Aqualuz” e trata-se de uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório comumente usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa.

A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. Com isso, ajuda na redução dos índices de doenças.

“A gente teve uma preocupação de desenvolver um sistema que fosse simples e eficiente para as pessoas, com uma excelente durabilidade”, contou Anna Luisa ao G1 BA.

Redação por Lohrrany Alvim

26/04/2019 – 09h55

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela