Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Estudantes criam pulseira pra pais surdos sentirem choro dos bebês | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Estudantes criam pulseira pra pais surdos sentirem choro dos bebês

Batizada de Silence, a pulseira detecta somente o choro, não levando em conta qualquer ruído ou barulho externo do ambiente

Criança loira chora no colo do pai
Pais surdos agora podem descobrir o motivo do choro dos filhos | Foto meramente ilustrativa

 

O choro do bebê tem a capacidade de revelar o que os pequenos estão sentido, facilitando a vida dos papais. Pela intensidade, é possível saber se o bebê está com fome, com dor ou cansaço, por exemplo. Mas para os pais deficientes auditivos, identificar as necessidades do bebê pelo barulho do choro pode ser algo bem complicado.

A boa nova é que um grupo de alunos, do Instituo Mauá de Tecnologia, em São Bernardo do Campo, São Paulo, tiveram a brilhante ideia de criar uma pulseira que possibilita pais surdos detectarem o choro e a localização do bebê. A pulseira, que se chama Silence, detecta somente o choro do bebê, sem ruídos ou barulhos externos.

Como funciona?

São duas pulseiras: uma fica no braço do bebê e a outra com os pais. As duas são conectadas por bluetooth. Quando o bebê chora por algum motivo, automaticamente um sinal que funciona por wi-fi é emitido na pulseira usada pelos pais, fazendo com que a mesma vibre, como sinal de alerta. Outro ponto positivo é que a pulseira consegue detectar a intensidade do choro e se o mesmo é recorrente.

Além desta função, a pulseira também oferece outros serviços, como: GPS, para mostrar a localização exata do bebê em tempo real, e sincronização de informações médicas para ajudar os pediatras. Em relação à estética, o produto também vai poder ser adquirido em várias cores diferentes.

Os amigos Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem são estudantes de design de produtos e desenvolveram o acessório como trabalho de conclusão de curso, com o auxilio de uma equipe de engenheiros.

Inspiração

Segundo os criadores do projeto, as dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos para criarem seus filhos foram o que os motivaram. Durante o dia, geralmente é mais fácil notar as necessidades do bebê, mas durante a noite os pais que são surdos enfrentam dificuldades, pois não é possível escutar o choro do bebê.

O intuito da pulseira, além de auxiliá-los no dia a dia, é também tornar as questões afetivas entre pais e filhos mais fortes. Antes de criarem a pulseira, os estudantes pesquisaram casos reais e ouviram relatos de famílias formadas por pais surdos e filhos ouvintes. Eles constataram que a relação familiar ficou defasada, afetando o desenvolvimento da criança. Isso foi a inspiração que eles precisavam para desenvolver um produto voltado para o benefício social.

Por enquanto o Silence ainda é um protótipo, mas os recém-formados pretendem lança-lo no mercado em até dois anos. Vamos aguardar!

Viu? Aqui na rádio Rio de Janeiro você acompanha só notícia boa!

Redação por Jenneffer Dutra

18/04/2019 – 15h49

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela