Blog

Site para levar informações em Libras sobre Covid-19 é elaborado por estudantes universitários

“Unidos pela Saúde” foi montado por estudantes de universidade do Paraná.

Iniciativa partiu de alunos da PUC-PR.
Iniciativa partiu de estudantes da PUC-PR. | Foto: Reprodução Internet

 

A Língua Brasileira de Sinais é um modelo de extrema importância no Brasil para a transmissão de informações para aqueles que apresentam alguma dificuldade auditiva. De acordo com o último relatório IBGE, 9,7 milhões de brasileiros se encontram nesta situação. Seja na cultura, na saúde ou na educação, o sistema de libras tem um trabalho importante no processo de inclusão social.

Neste momento de pandemia causada pela Covid-19, o acesso à informação para combater a proliferação da doença se torna uma peça fundamental nas nossas vidas e, para vencermos, é importante que todos tenham acesso a essas informações.

 

Informação com inclusão social

Diante deste cenário foi criado o projeto “Unidos pela Saúde”. O site foi criado por uma equipe do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A intenção deste site é passar as informações sobre a COVID-19 de forma acessível para a sociedade e para os surdos. Para o programa ganhar forma, foi necessária a junção dos estudantes mestrandos e doutorandos em parceria com profissionais de saúde voluntários e estudantes de outras instituições de ensino.

Seguindo o norte de trazer informações sobre os cuidados sanitários para o povo de forma acessível para as pessoas com deficiências, foi criado o site e vídeos com acessibilidade, gravados em um estúdio improvisado dentro da casa de uma das professoras do projeto.

Em entrevista ao site “Razões para Acreditar”, o mestre em Tecnologia em Saúde, futuro doutorando do PPGTS e tradutor intérprete de Libras Alexsander Pimentel, conta como foi o processo de montagem do site.

“Foram 10 dias de trabalho desde a concepção da ideia, a produção e edição de vídeos, escrita de textos, desenvolvimento da identidade visual, implementação de website e criação das redes sociais do projeto”, relata Pimentel.

A equipe multidisciplinar do “Unidos pela Saúde” é composta por 16 pessoas, com 13 estudantes de pós-graduação, duas profissionais voluntárias e um professor da Pós-graduação em Tecnologia em Saúde.

Veja também: Governos liderados por mulheres viram exemplo de combate ao coronavírus

 

Libras no Brasil

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida oficialmente como uma língua brasileira desde 2002 pela Lei nº 10.436. Usando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, das quase 10 milhões de pessoas surdas, 2,7 milhões são surdos profundos, ou seja, não escutam nada. No que se refere a idade, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.

Quase 18 anos depois do reconhecimento e, mesmo com avanços, os surdos ainda continuam enfrentando barreiras com a acessibilidade. Com isso, programas como o “Unidos pela Saúde” se tornam fundamentais para esta batalha contra este monstro invisível.

 

Redação por: Adriano Dias

23/04/2020 – 14h34

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela