Blog

Estudo aponta que usar óculos diariamente reduz risco de contrair Covid-19

Por: Lohrrany Alvim
27/09/2020 – 10h45
Pessoas que usam óculos diariamente correm um risco 5,4 vezes menor de contraírem o novo coronavírus.(Foto reprodução Internet)

 

A miopia tem se tornado cada vez mais comum. Dados da Organização Mundial de Saúde informam que a miopia atinge 1 bilhão de pessoas no mundo atualmente, e estima-se que até 2050, a metade da população mundial seja míope. Apesar do dado negativo, você sabia que este distúrbio pode ajudar a prevenir a Covid-19? Vamos explicar!

Na China, pesquisadores especializados no novo coronavírus perceberam que poucos pacientes internados com a doença usavam óculos, o que acendeu um alerta: seria essa uma “tendência” relacionada ao uso do acessório? Os óculos poderiam funcionar como uma proteção a mais contra o coronavírus? Após muitas perguntas, as respostas vieram. A hipótese resultou em um estudo publicado na revista científica JAMA Ophthalmology.

Em um hospital em Suizhou, na China, 276 pacientes foram analisados em um período total de 47 dias e apenas 16 deles, o equivalente a menos de 6%, possuíam alguma condição que exigia o uso de óculos de grau. Fazendo uma comparação, mais de 30% das pessoas com idades similares residentes da região precisa de óculos para miopia.

De acordo com os autores do estudo, isso significa que pessoas que usam óculos diariamente correm um risco 5,4 vezes menor de contraírem a Covid-19. Segundo eles, a principal hipótese para explicar a ligação é que as armações “impedem ou desencorajam os usuários de tocarem nos olhos, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos”. Também existe a possibilidade de que os óculos barrem as gotículas que são liberadas em tosses e espirros e evite o contato delas com os olhos.

 

Fase de testes

No entanto, a descoberta mostra apenas uma associação e não uma comprovação de causa e consequência. A análise ainda precisa passar por mais testes para chegar de fato a uma constatação. Diante disso, especialistas alertam que o resultado não é uma recomendação para que pessoas que não precisam usar óculos diariamente passem a fazer isso. É importante usar corretamente o acessório e apenas quando necessário.

Entre as preocupações está o fato de o estudo ser considerado “modesto” por ser realizado com apenas 300 casos de Covid-19, além de a comparação ter sido feita também com dados de um estudo de décadas atrás. Vamos aguardar por mais atualizações!

 

Medidas preventivas

Já estamos em setembro, mas ainda é importante reforçar as orientações para prevenir a contaminação da Covid-19. Muitas pessoas infectadas podem desenvolver sintomas similares à gripe ou até mesmo nem desenvolverem os sintomas. Pensando na sua proteção e na do próximo, algumas ações simples que não impactam a rotina da população devem ser feitas. São elas:

Lavar as mãos sempre que possível. A ação deve envolver os dedos, as palmas e costas das mãos até os punhos. Caso não tenha acesso a algum toalete, ter álcool gel sempre na bolsa facilita.
Ao tossir e espirrar, utilize lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar. Além disso, evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.
Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre o nariz e a boca. Ela é indicada para proteger o usuário de infecções por inalação de gotículas transmitidas à curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias.

Caso esteja com sintomas semelhantes ao da gripe como febre, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Veja também: Bilionário realiza sonho e doa toda a sua fortuna

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela