Blog

Família brasileira consegue reflorestar cerca 600 hectares de árvores em Minas Gerais

O local conta com mais de 293 espécies de plantas

Reflorestamento é iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado | Foto meramente ilustrativa

 

Ao retornar para casa localizada em Minas Gerais, em 1994, o famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado esperava ver a floresta que conhecia desde a infância. Porém, ao chegar lá, se deparou com uma triste visão. Toda a flora do local havia sido destruída, sobrando apenas uma pequena porção de terra coberta por árvores.

Em um evento, com líderes religiosos que discutiam sobre mudanças climáticas, Sebastião havia dito que tinha retornado de uma das suas piores experiências como fotógrafo, após ter testemunhado a morte de muitas pessoas numa tragédia em Ruanda, na África.

Durante a cúpula religiosa, ele disse: “A terra estava tão doente quanto eu, tudo foi destruído. Apenas 0,5% da terra estava coberta de árvores. Então eu e minha esposa tivemos a ideia desafiadora de replantar a floresta. E quando começamos a fazer isso, aos poucos, todos os insetos, pássaros e peixes retornaram; e graças ao aumento do número de árvores, eu também renasci como pessoa.”

Poucos dias depois da reunião, o fotógrafo e sua família criaram o Instituto Terra. Segundo o portal Science Insanity, eles plantaram mais de dois milhões de árvores em duas décadas. A ação permitiu revitalização do meio ambiente e agora abriga mais de 500 espécies em extinção.

A história do reflorestamento

A primeira semente foi plantada em dezembro de 1999. Salgado e a esposa contrataram 24 trabalhadores para ajudar no reflorestamento do local. Com a repercussão da iniciativa circulando na região, milhares de voluntários se ofereceram para ajudar sem cobrar nada. Todos os dias, os envolvidos desenraizaram milhares de ervas daninha invasoras, de diferentes locais, e plantavam no local devastado.

Com o passar dos anos, milhares de árvores tropicais nativas da região começaram a florescer. Além disso, o casal recebeu a doação de 100 mil mudas de árvore que deram origem a uma floresta densa.

A iniciativa de Sebastião também alavancou aumento pluvial da região e a criação de um clima mais frio, proporcionando uma mudança singela no clima do local.

Ao concluir o trabalho de reflorestar o local da infância, Sebastião Salgado declarou ter encontrado uma inspiração criativa e permanente para seu trabalho.

“As florestas são essenciais. Precisamos de árvores nativas para coletarmos os frutos que utilizamos para nos alimentar, assim como os herbívoros. Sem os frutos, não há herbívoros, e assim, não há carnívoros. Sem elas, não há ciclo da vida.”

Ainda segundo os dados do portal Science Insanity, a área replantada por Sebastião e sua família conta atualmente com 293 espécies de árvores, tendo revitalizado o equivalente a 1.500 acres de floresta tropical.

“Precisamos ouvir o que os nativos falam sobre a mãe terra. Extraímos muito da natureza e precisamos devolver isso de alguma forma. A mãe terra necessita de algum tipo de retorno espiritual. Temo que seremos comprometidos se não olharmos com mais amor para a natureza.”

Redação por Fernando Ferreira

02/05/2019 – 15h05

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela