Blog

Família realiza expedição em um veleiro pelo litoral do Rio de Janeiro e São Paulo para divulgar o problema do lixo plástico no mar


O grupo vai passar uma semana no veleiro para viver a experiência de sustentabilidade e preservação do ambiente | Imagem meramente ilustrativa.

A família Schurmann realiza novamente outra ação em prol ao meio ambiente ao compartilhar os seus conhecimentos ambientais. Desta vez eles vão viver durante uma semana dentro do veleiro Kat na companhia de cinco influenciadores ambientais.

A viagem começou no último sábado (20) pelo litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo para divulgar e conscientização sobre o combate ao lixo plástico no mar no projeto Conexão Schurmann #MaresLimpos.

Esta é a segunda expedição que a família faz com a mesma proposta. Na anterior eles estiveram em Fernando de Noronha. Desta vez eles vão passar pela Baía de Guanabara levando uma rede para pegar o lixo que polui o espelho d’água. Eles seguem depois para a Reserva Biológica da Praia do Leste, na Ilha Grande, na Baía de Angra dos Reis e em seguida o grupo seguirá para Ilhabela, em São Paulo.

Velejando pelo mundo

A família Schurmann ficou famosa por ser a primeira família brasileira a navegar num veleiro ao redor do mundo, em 1984. De lá para cá, o capitão Vilfredo, a mulher Heloísa e os filhos David e Wihelm, e agora também o neto Emmanuel, já velejaram ao redor da Terra outras duas vezes.

A importância da preservação dos oceanos

A família tem 58,3 milhões de seguidores em redes sociais pelo mundo o que ajuda a propagar o trabalho de conscientização de que é preciso cuidar do planeta. “Vilfredo Schurmann afirmou que o mar está pedindo socorro.” Mais de um milhão de aves e cem mil animais marinhos morrem por causa do plástico no mar. Todos precisam ajudar a combater a degradação dos oceanos“, declarou.

O filho do capitão, David Schurmann, explicou que o projeto tem o apoio da ONU Meio Ambiente. O objetivo principal é mostrar a invasão do plástico no mar, a necessidade da limpeza e, principalmente dar tratamento adequado ao lixo.

Sustentabilidade em alto mar

O veleiro de 80 pés foi construído em 2014 para percorrer os oceanos levando a bordo o conceito de sustentabilidade. Com capacidade para oito pessoas, o espaço tem sete cabines com pias, chuveiros e sanitários, iluminação de LED de baixo consumo, sistema de tratamento de esgoto e compactador de lixo.

Segundo David, 90% do tempo o transporte é movido à vela. Os ventos ajudam ainda o sistema a armazenar energia, assim como as placas solares na traseira do barco. Isso significa que 40% da energia consumida no veleiro é limpa.

O Kat tem também uma horta, em que a família cultiva tomate, temperos e ervas, como manjericão, cultivadas em duas estufas metálicas com cobertura refrigerada para que os vegetais não fiquem abafados.

Redação por Jhade Marinho

23/05/2019 – 15h03

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela