Blog

Filmes espíritas para assistir durante o isolamento social – Parte 2

Selecionamos mais 10 filmes para você maratonar neste período de quarentena.

Por: Lohrrany Alvim
31/05/2020 – 17h01
10 filmes espíritas para assistir na quarentena.
10 filmes espíritas para assistir na quarentena.

 

Se você abriu essa matéria e não conferiu a primeira parte da lista de filmes espíritas para curtir durante os dias de isolamento social, clique aqui e aproveite.

Desde o início do ano o mundo está girando em torno da pandemia de Covid-19. Diante dessa situação, o isolamento social foi implementado em diversos cantos do planeta, inclusive em partes do Brasil. Mas o que fazer durante esse período? Para ajudar a passar por esse momento difícil e oferecer um pouco de entretenimento, separamos mais 10 filmes com temática espírita para você e toda família assistirem durante a quarentena. Confira a nova lista!

 

O Espiritismo – De Kardec aos Dias de Hoje (1995)

Dirigido por Marcelo Taranto e narrado por Aracy Balabanian, o filme traz uma visão geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano. Abrange desde as obras que compõe a Codificação do Espiritismo por Allan Kardec ao Movimento Espírita da atualidade. Com abordagem biográfica, reproduz o interesse do codificador pelos fenômenos de comunicação espiritual de sua época.

Curiosidades: Kardec levou quase dois anos para concluir “O Livro dos Espíritos”. Em momento algum se considerou o “autor” da obra. Na melhor das hipóteses, era apenas seu organizador.

 

Minha Vida na Outra Vida (2000)

Dirigido por Marcus Cole, o longa estadunidense é baseado em fatos reais relatados no livro autobiográfico de Jenny Cockell. No filme, Jenny Cole (Jane Seymour) mora com o marido e filho na América. Ela está grávida e começa a ter sonhos sobre uma pequena cidade que tem uma grande igreja. Ao falar com a mãe, ela mostra alguns desenhos que Jenny fez na infância que são idênticos aos sonhos. Elas descobrem que a cidade ficava na Irlanda na década de 1930 e Jenny vai até lá para tentar entender seus sonhos e saber se já viveu lá no passado.

Curiosidades: Na trama, a protagonista começa a se perguntar se ela é a reencarnação de uma mulher chamada Mary Sutton, que morreu lá durante o parto.

 

 

Os Outros (2001)

Dirigido por Alejandro Amenábar, o longa hispano-franco-norte-americano-italiano se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Um dia, ela resolve contratar empregados para a casa, mas eles chegam quebrando a rígida rotina da família. O filme relata fenômenos estranhos que começam a surgir na mansão, como por exemplo, a filha do casal que passa a ouvir vozes e se comunicar com um menino inexistente.

Curiosidades: prestes a completar 20 anos, “Os Outros” ganhará uma nova versão. O filme, que será produzido por Renee Tab, buscará modernizar a história. Apesar de anunciado, o remake não tem previsão de estreia.

 

As Cinco Pessoas Que Encontramos no Céu (2004)

Dirigido por Lloyd Kramer e com roteiro adaptado do romance “As Cinco Pessoas Que Encontramos no Céu”, de Mitch Albom, o telefilme americano relata a história de Eddie (Jon Voight), um idoso que trabalhava como chefe da manutenção em um parque de diversões. Ele desencarna quando tentava salvar uma menina no local. Na trama, o céu é retratado como um local de passagem, onde recordamos as nossas experiências e vivências na Terra, onde somos confrontados com toda a nossa vida, no intuito de percebermos a razão da nossa existência e de certos acontecimentos (visto que nada ocorre ao acaso).

Curiosidades: ao longo desta viagem, Eddie encontra cinco pessoas que de alguma forma marcaram a sua vida, que o ajudam a entender a sua verdadeira missão na Terra e se esta foi ou não cumprida.

 

Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium (2007)

Escrito e dirigido por Oceano Vieira de Melo, é um filme brasileiro, do gênero documentário, narrado pelo ator Lima Duarte. Rodado na cidade de Sacramento (Minas Gerais), o longa traz depoimentos e imagens históricas sobre a vida de Eurípedes Barsanulfo, educador que revolucionou o ensino de sua época ao utilizar métodos humanistas, como a adoção de classes mistas, a abolição de castigos físicos aos alunos e o oferecimento de disciplinas como Filosofia, Botânica e Astronomia no Colégio Allan Kardec.

Curiosidades: além de educador e médium brasileiro, Eurípedes também foi jornalista e político. Foi ele quem fundou o primeiro colégio espírita do país, o Colégio Allan Kardec. A instituição disponibilizou educação gratuita para crianças pobres e órfãos.

 

 

100 Anos com Chico Xavier (2010)

Em comemoração ao primeiro centenário de Francisco Cândido Xavier (1910 – 2010), a Federação Espírita Brasileira (FEB) e a Versátil Vídeo Spirite apresentam “100 Anos com Chico Xavier – Gratidão e Homenagem”, lançamento que reúne 6 DVDs com mais de 18 horas de vídeos inéditos sobre a vida e a obra do médium. Esse material histórico foi gravado durante o III Congresso Espírita Brasileiro, realizado entre 16 e 18 de abril de 2010 em Brasília (DF).

Curiosidades: Expoentes do espiritismo brasileiro falam sobre Chico Xavier, incluindo Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Nestor João Masotti, André Trigueiro, Nena Galves, Haroldo Dutra Dias, Arnaldo Rocha, entre outros.

 

 

As Cartas Psicografadas por Chico Xavier (2010)

Dirigido por Cristiana Grumbach, o documentário conta com a participação de famílias que receberam notícias de seus entes queridos por meio de cartas psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier (1910 – 2002). Em meio a declarações, silêncio e momentos de reflexão, o filme registra a emoção de pessoas que encontraram alento nas cartas.

Curiosidades: apesar de o documentário ter sido lançado em 2010, as pesquisas para a realização do filme começaram três anos antes. As filmagens ocorreram em São Paulo, nos meses de setembro e outubro de 2007.

 

 

Causa e Efeito (2014)

Dirigido por André Marouço, o filme conta a história do policial Paulo (Matheus Prestes), que enfrenta um grande trauma após perder a esposa e o filho em um acidente de carro. Ele não consegue aceitar o fato de que o responsável pelo crime não tenha sido punido, e acaba decidindo fazer justiça com as próprias mãos. Durante a sua jornada, Paulo conhece Madalena (Naruna Costa) e se comove com a triste história de vida da moça. Os dois se apaixonam e fogem juntos, usando as palavras de um padre, um pastor e um espírita para reconstruir as suas vidas.

Curiosidades: ao longo da trama, os personagens tomam ciência de que a causa das aflições atuais também está atrelada as encarnações passadas, e que tudo está regido pela Lei de Causa e Efeito.

 

 

A Menina Índigo (2017)

Dirigido por Wagner de Assis, o longa conta a história de Sofia (Letícia Braga), uma garota de 7 anos que tem enfrentado problemas na escola por não se interessar pelas matérias ensinadas. Após se trancar em uma sala e pintá-la por completo, seu pai (Murilo Rosa) é chamado ao local. Meio afastado dela devido ao trabalho, ele se reaproxima após o pedido da própria Sofia para que more com ele. Aos poucos, ele percebe que Sofia é não só uma criança bastante espontânea que se manifesta através da pintura, mas que também possui o dom de curar pessoas doentes.

Curiosidades: A princípio o nome do filme seria “Índigo e Cristal – Uma Nova Geração”. Wagner de Assis também dirigiu “Nosso Lar”, adaptação do livro homônimo de Chico Xavier que obteve reconhecimento no cinema brasileiro.

 

 

Portal dos Sonhos (2018)

Dirigido por Marco Aurélio Giangiardi e Sidival Pinto Lopes, a trama conta a história de Karen, uma jovem que mora na periferia da cidade de São Paulo. Iniciando sua carreira profissional, ela passa por situações que trazem conflitos morais. Além disso, a jovem possui compromissos de outras vidas que irão por à prova a sua encarnação. O filme aborda temas como conflitos familiares, sonhos, aborto e suicídio.

Curiosidades: no longa, Karen começa a ter sonhos estranhos com pessoas desconhecidas – um noivo, um universitário e um ex-policial. Com o passar do tempo, os sonhos vão se tornando frequentes e Karen passa a se aproximar perigosamente de um desastre.

 

 

Gostou das dicas? Ficou interessado por algum filme? Quantos títulos da lista você já assistiu? Aproveita e deixa o seu comentário no post do Facebook.

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela