Blog

Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso celebra 49 anos neste mês

Instituição criada por Geraldo de Aquino foi peça-chave no processo de aquisição da Rádio Rio de Janeiro.

Geraldo de Aquino (ao centro) e conselheiros da FUNTARSO.
Geraldo de Aquino (ao centro) e conselheiros da FUNTARSO. | Foto: Acervo Rádio Rio de Janeiro

 

O mês de fevereiro representa um período de extrema importância para todos que prosseguem com a missão diária da Rádio Rio de Janeiro. Neste dia 05, há 49 anos, era criada a FUNTARSO, Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso. São quase cinco décadas seguindo com os propósitos implementados  por Geraldo de Aquino e seus grupo de amigos: divulgar a Doutrina Espírita e incentivar a educação, a cultura e a formação moral e ética do ser humano, através dos meios de comunicação.

No começo, foi montado um Conselho Supremo, com 80 membros. Além disso, foi instituída uma diretoria, que trabalhava voluntariamente prestando serviços para a Fundação  – iniciativa que dura até hoje. Atualmente, a instituição é administrada por 42 Conselheiros e conta com mais de 30 programadores e apresentadores espíritas, todos voluntários e comprometidos com a bandeira fincada pelos amigos de Geraldo no momento da fundação: propagar os valores Cristãos para o Brasil e o mundo  em todas as plataformas.

O início da caminhada

Para entender todo o processo de criação da FUNTARSO é necessário observar toda a história de perseverança e fé presenciada por Geraldo de Aquino e seus colaboradores. Em 11 de janeiro de 1953, foi inaugurado o Lar Paulo de Tarso com a missão de amparar  pessoas com idade avançada.  Com isso foi possível dar o que chamamos hoje de upgrade no projeto. A partir desta iniciativa, foi criada uma rede de solidariedade atendendo o Rio de Janeiro e outros estados.

A relação da FUNTARSO e a Rádio Rio de Janeiro

Em dezembro de 1970, Geraldo de Aquino conseguiu reunir a família espírita para ouvir a proposta de assumir a frequência da Rádio Rio de Janeiro. Com a aprovação unânime dos presentes, deu-se  início à Campanha para  adquirir  a Emissora dos Espíritas. Meses depois, em  05 de fevereiro de 1971,   foi criada a FUNTARSO que  tem um papel fundamental no processo de aquisição da Emissora da Fraternidade.  A  todos que implementaram  este projeto e que fazem a instituição acontecer, é mais do que válido o agradecimento e a comemoração por mais um ano de vida.

 

 

Redação por Adriano Dias

05/02/2020 – 17h53

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela