Blog

Gata com síndrome de Down inspira pessoas no Instagram

Através da rede social, Maya se tornou símbolo na luta contra o preconceito.

Maya foi achada em uma lata de lixo.
Maya foi achada em uma lata de lixo. | Foto: Divulgação Instagram

 

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada quando uma divisão celular anormal resulta em um material genético extra. Essa alteração provoca mudanças na aparência e atrasos no desenvolvimento de um indivíduo. Por incrível que pareça, essa síndrome não acontece só em seres humanos. Alguns animais também podem sofrer com esse problema.

É o caso da gatinha Maya, que foi adotada pelo casal norte-americano Laura Beader e Harrison Makofsky. Eles ficaram tão impactados com a condição da gata que decidiram lançar um livro sobre a inclusão das pessoas e animas com Síndrome de Down no convívio social.

Maya é uma verdadeira celebridade no Instagram. O perfil dela ajuda e inspira pessoas com a mesma alteração genética. Até o momento, ela já conquistou quase meio milhão de seguidores na rede social.

O livro, intitulado de Meet Maya Cat, é direcionado ao público infantil e tem como objetivo incentivar os mais jovens a tratar bem as outras pessoas e animais, mesmo que elas sejam diferentes. O livro ainda tem como missão conscientizar a sociedade sobre as alterações genéticas em geral.

Os lucros da venda do livro são doados para o local onde Maya foi resgatada, o Odd Cat Sanctuary, e também para as Olimpíadas Especiais de Massachusetts, nos Estados Unidos. Através dessa iniciativa, o casal espera continuar ajudando na integração de pessoas com necessidades especiais na sociedade.

Veja também: Cães ajudam no tratamento de crianças e adolescentes com deficiências

 

Adoção

Quando filhote, Maya foi achada em uma lata de lixo e levada para um abrigo. Por causa das condições físicas, a gatinha quase foi sacrificada. Para se ter ideia, ela já estava na lista de eutanásia quando a Odd Cat Sanctuary, uma ONG que ajuda gatos com problemas de saúde, decidiu resgatá-la e colocá-la para adoção.

Maya foi adotada pelo casal Laura Beader e Harrison Makofsky e bastaram algumas fotos para que ganhasse muitos admiradores na rede social.

“Vimos o post dela no site do Odd Cat Sanctuary e nos apaixonamos imediatamente”, disse a dona da gatinha famosa.

Com a ajuda de seus “papais humanos”, Maya publicou um livro sobre amor ao próximo e inclusão.

Veja também: Cachorro supera deficiência física se locomovendo através de uma prancha de snowboard

 

Redação por: Fernando Ferreira

12/03/2020 – 07h51

Erramos: “Gata com síndrome de Down inspira pessoas no Instagram”

** Ao contrário do publicado pelo site da Rádio Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12/03), foi identificado um erro de informação na matéria sobre a Gata Maya.

Por apresentar semelhanças físicas e fisiológicas como o formato craniano diferenciado, olhos afastados, línguas pendentes, falta de coordenação motora, além de dificuldades na visão, entre outras , o caso é popularmente comparado a Síndrome de Down humana. Entretanto, o nome correto dado a esta condição é a de Trissomia, que apenas é observada em animais.

As informações abordadas neste artigo levaram em consideração diversas publicações que traçaram o mesmo comparativo. Pedimos desculpa pelo equívoco.
Reedição: 13/03/2020 – 18h21.

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela