Blog

Generosidade: Garota é flagrada amarrando tênis de desconhecido

Caso aconteceu na cidade de Santos e repercutiu nas redes sociais.

Registro do ato de generosidade teve mais de 5 mil curtidas.
Registro do ato de generosidade teve mais de 5 mil curtidas. | Foto: Divulgação Facebook

 

Tem um dito popular que afirma que “nos pequenos frascos encontramos os melhores perfumes”.  Esse clichê se encaixa muito bem quando tratamos de nossas atitudes. Enquanto muitos classificam esses gestos como insignificantes, esses atos “minúsculos” podem fazer uma enorme diferença na vida daqueles que são alvos destes pequenos gestos amorosos.

Muitos destes atos passam percebidos a olho nu, mas as redes sociais se mostram como ferramentas cruciais para propagação de atos bondosos, como aconteceu no litoral paulista recentemente.

 

Um cadarço que pode fazer a diferença

A jovem estudante Laurinda Gonçalves da Silva Marques, de apenas 17 anos, viralizou nas redes depois de ser fotografada no momento em que ela ajudava um idoso a amarrar o sapato na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Ela passava por uma avenida na cidade quando encontrou o aposentado e o registro foi postado em um grupo privado por um morador da cidade. A ação da jovem teve grande repercussão.

O ato divulgado gerou inúmeras curtidas e compartilhamentos, algo que chegou a assustar a jovem. Em entrevista ao portal G1, ela classificou como normal esta atitude. Além disso, ela falou que tomaria esta atitude com qualquer pessoa. Ainda nesta reportagem, ela relatou que, no dia em que a foto foi tirada, ela iria encontrar um amigo e, no caminho, encontrou o senhor que tentava amarrar os sapatos.

Até o momento, a publicação no grupo teve mais de 5 mil curtidas e comentários positivos parabenizando a atitude da jovem

Após a publicação nas redes, ela afirmou que tentou encontrar o senhor nos comentários, mas apenas viu conhecidos do idoso comentando a situação. Ela afirmou que descobriu o nome dele e, em alguns comentários, sobre o seu trabalho.

“Isso me deixou ainda mais feliz por ter ajudado”, conclui a jovem.

Veja também: A importância da empatia para se viver em sociedade

 

Definições sobre generosidade

Atos como esse tomado pela estudante Laurinda Gonçalves se encaixa perfeitamente na definição da palavra “generosidade”, que pode ser considerada como uma atitude amorosa que alimenta a paz interna e contribui para o bem estar do outro.

Além disso, esta mesma generosidade é uma virtude aliada ao desapego. Deve ser por isso que faz tão bem para o espírito. E o melhor de tudo é o efeito contagiante, inspirando outras pessoas na mesma corrente. E assim construímos a cultura de paz e não violência.

No latim, generosidade é uma palavra derivada do generosĭtas e se refere à inclinação para dar e partilhar acima de qualquer interesse ou utilidade. Portanto, é algo que flui do amor, nutrido muito bem na vida desta jovem moradora de Santos (SP) ao amarrar o cadarço de um desconhecido.

 

Redação por: Adriano Dias

10/03/2020 – 09h26

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela