Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Google premia aplicativo brasileiro que traduz o português para a língua de sinais | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Google premia aplicativo brasileiro que traduz o português para a língua de sinais

 

Novo aplicativo ajuda pessoas com deficiência visual
O novo aplicativo ajuda aqueles que precisam | Foto meramente ilustrativa

 

A startup brasileira Hand Talk foi uma das 20 vencedoras de um concurso realizado pela gigante de buscas, Google, que tinha como principal objetivo premiar iniciativas do setor de tecnologia que impactam diretamente na qualidade de vida da sociedade. Por estar entre as 20 melhores, a empresa recebeu R$3 milhões do Google. Ao todo, 2602 iniciativas de 119 países se inscreveram no desafio. O app brasileiro e um da Colômbia foram os únicos da América do Sul a estar entre os 20 melhores. Os Estados Unidos tiveram 9 projetos selecionados.

A plataforma Hand Talk também já ganhou outros prêmios. Em 2013, ela foi eleita o melhor aplicativo de inclusão social do concurso WSA-Mobile promovido pela ONU.

Como surgiu

A Hand Talk foi criada em 2012 por três amigos alagoanos: Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, com o intuito de facilitar a comunicação de pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva. A ideia surgiu ainda na época da faculdade.

O app de inclusão social de mesmo nome traduz o português para libras, a Língua Brasileira de Sinais. O aplicativo é gratuito e faz mais de 25 milhões de traduções de palavras por mês, com o objetivo de auxiliar pessoas que não tem conhecimento de libras se comunicarem com os surdos.

De acordo com os fundadores, além do aplicativo a empresa oferece traduções em libras para sites comerciais e institucionais. Mas o Hand Talk não é só um dicionário gramatical. Ele também converte dados de textos, som e imagens, por meio de uma biblioteca animação, que são traduzidos pelo Hugo.

Tecnologia 3D

Vocês devem estar se perguntando quem é Hugo. Então… O Hugo é um avatar em 3D que mostra em libras na tela do seu smartphone as frases que você falou ou digitou em português.

Esse bonequinho de aparência simpática é o interlocutor entre o aplicativo e os deficientes auditivos que estão usando a tecnologia.

Segundo os criadores, foram feitos diversos estudos de linguagem corporal para que o Hugo tivesse uma aparência atrativa.

O Tenório, um dos criadores da startup, disse que o sistema de Inteligência Artificial do Hugo foi feito em conjunto com especialistas de várias áreas da computação e da linguística para tornar o app cada vez mais eficiente.

Até agora, mais de 2 milhões de pessoas já fizeram o download da versão mobile do aplicativo.

Vale ressaltar que por enquanto, acontece somente por uma via que é a oral ou escrita para a língua de sinais. O inverso ainda não foi desenvolvido pela empresa.

Mas com o prêmio que os empresários ganharam do Google, eles pretendem criar um novo sistema que traduza os sinais em libras para frases em português.

Para quem deseja conhecer mais sobre esse aplicativo inovador, que oferece diversas possibilidades de ajudar pessoas todos os dias a se comunicar. A ferramenta está disponível para smartphones com sistemas Android e IOS.

Caso emocionante

Um médico chamado Davi Freitas que trabalha na emergência de um hospital que atende cerca de 30 municípios em alagoas, atendeu em um de seus plantões uma menina de 13 anos deficiente auditiva. Como não tinha conhecimento da língua brasileira de sinais, não estava conseguindo atende-la. Foi aí que ele lembrou do app Hand Talk.

Com a ajuda do aplicativo a menina conseguiu explicar para o médico o que estava sentindo e o Davi descobriu que ela estava com um sangramento intracraniano. A menina foi tratada e saiu do hospital sem nenhuma sequela.

Redação por Jenneffer Dutra

21/05/2019 – 14h39

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela