Blog

Grupo de voluntários distribui caixas com livros infantis em bairros do Rio de Janeiro

O Projeto Caixolas da alegria, que se mantém de doações , já possui dez pontos de entrega de livros para crianças

Os caixotes de madeira se transformam em pequenas bibliotecas | Foto meramente ilustrativa

 

Sabe aqueles caixotes de madeira muito utilizados para transportar legumes e verduras nas feiras de domingo? Pois então, eles estão sendo reutilizados de outra maneira por voluntários do projeto Caixolas da Alegria. Nas mãos do grupo, os caixotes se transformaram em pequenas bibliotecas infantis, que já ocupam dez pontos nos bairros Irajá e Colégio, na Zona Norte do Rio.

Desde abril, os voluntários conseguiram captar 300 livros doados para montar as caixas, que são reabastecidas com novos exemplares todos os sábados.

Foi trabalhando com recicladores, no entorno do Ceasa, que Marianna Valente, de 36 anos, socióloga formada pela Uerj, observou a falta de acesso à leitura das crianças que viviam na região.“Vi muitas crianças na rua, desenvolvendo suas próprias brincadeiras enquanto os pais trabalhavam. Foi então que tivemos a ideia de unir reciclagem com livros infantis”, diz Marianna.

A reciclagem é parte da vida das crianças da região. E são elas que fabricam as ‘caixolas da alegria’ com tintas, canetas, papéis e grampeadores. “Fazemos as oficinas, uma vez ao mês, com grupos de até 10 crianças. Isso gera uma sensação de pertencimento a elas. Sabem de onde as caixolas partem”, explica a socióloga.

Caixolas prontas, é hora de abastecê-las com livros infantis e também juvenis. As minibibliotecas ficam durante toda a semana em pontos como escolas, clubes e até salões de beleza. Os voluntários passam para reabastecê-las a cada sábado. As crianças têm livre acesso e podem escolher e levar para casa o livro que desejarem. “Tivemos o receio de que uma criança pudesse, de uma vez só, pegar dez livros. Mas não é o que tem acontecido”, conta Marianna.

A única contrapartida que o projeto pede aos usuários é que marquem nas redes sociais as fotos que fizerem com os livrinhos com a hashtag #caixolasdaalegria para que a ideia seja espalhada e novos pontos possam ser criados, já que todos os livros provêm de doações.

Para manter o projeto ativo

O grupo aceita doações de livros diretamente na sede do projeto, que fica localizado na Estrada do Barro Vermelho, 1.866, em Colégio, no Clube Colégio F.C. Caso você não consiga comparecer na sede, é só ligar no número (21) 99103-3482 e combinar com um dos voluntários o local onde os livros podem ser recolhidos.

Outra forma de participar é se tornando voluntário. As reuniões são mensais e as atividades realizadas são ajudar nas oficinas de reciclagem das caixolas, contar histórias para as crianças e recolher doações de livros. Para participar do grupo basta se inscrever pelo site Atados.

Redação por Fernando Ferreira

24/05/2019 – 15h09

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela