Blog

Idosos recebem quase 3.500 kits do Governo do Ceará

Projeto organizado pelo Corpo de Bombeiros já beneficiou mais de 23 mil pessoas

Projeto tem o objetivo de levar saúde e autoestima para as pessoas | Foto: Descrição

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. Isso representará um quinto da população mundial.

Desde 2016, o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo, com mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Isso representa 13% da população do país, que já ultrapassa a marca dos 210 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Chegar à terceira idade com saúde e disposição é o que muitos buscam durante sua vida, e iniciativas que incentivam a prática de atividades físicas acabam elevando a autoestima e contribuindo para uma vida mais saudável.

Propósito para a Terceira Idade

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), está auxiliando na melhora do estilo de vida desses cidadãos desde 2003. O objetivo, entre outros, é executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas.

A ação ganhou um incentivo extra do Governo do Ceará, com a entrega de 3.495 kits para idosos que participam dos vários núcleos espalhados pelo estado. Cada kit possui dois halteres, uma toalha de mão, um colchonete para ginástica, uma squeeze e uma bolsa.

“Esse programa é uma ação que vem se desenvolvendo há muito tempo. Começou pelos bem-intencionados e aí chegou o momento em que o Governo entrou para dar mais estrutura, transformar em lei. É um programa que movimenta senhoras e senhores nas comunidades trazendo saúde pelo movimento, convivência, integração, ações comunitárias de solidariedade. Tudo isso tem uma repercussão positiva para a sociedade. A gente só vai ter uma cidade bem segura do jeito que desejamos quando nós tivermos a multiplicação das pessoas que fortalecem a comunidade”, destacou a vice-governadora Izolda Cela, que participou da entrega dos kits representando o governador Camilo Santana.

Alcance

O PSBS atende, atualmente, mais de 23 mil pessoas em 37 municípios cearenses. No total, são 359 núcleos do projeto nas cidades contempladas, sendo 77 na Região Metropolitana de Fortaleza, outros 77 no interior do estado e mais 205 só na capital.

Todas as pessoas são cadastradas no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE. Além de levar saúde e autoestima para as pessoas, o projeto tem atuação também no trabalho do Estado no combate à criminalidade.

“No estado já são 23 mil pessoas cadastradas, são senhoras e senhores provedores de sua casa, que criam entre si esses laços, essa liga, e é isso que a gente precisa. É através dessas pessoas que seus filhos e netos também criam essa união e a gente fortalece a comunidade para dar sustentabilidade a essa redução de criminalidade, desenvolvendo uma cultura de solidariedade e paz. Isso também traz um grande impacto para a segurança pública”, enaltece o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

 

Redação por Fernando Ferreira

09/01/2020 – 09h17

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela