Blog

Israel cria spray que substitui curativos para queimaduras e feridas

O produto é resistente à água por 24 horas após a aplicação e descasca naturalmente

A invenção promete agradar as crianças | Foto meramente ilustrativa

 

Cientistas de Israel desenvolveram um spray para a pele que pode tratar queimaduras e feridas rapidamente, sem dor e substituir os curativos. Ele se parece com um brinquedo e ganhou o nome de SpinCare. O aparelho pulveriza um curativo de polímero transparente, semelhante à pele, diretamente na ferida.

Veja também:

Aparelho que reduz dores da fibromialgia em 50% chega ao mercado brasileiro este ano 

Novo exame de sangue pode detectar Alzheimer com 16 anos de antecedência 

Ele é resistente à água por 24 horas após a aplicação, e descasca naturalmente assim que a pele tenha cicatrizado. O tratamento pode permanecer na pele danificada por duas ou três semanas. o professor Josef Haik, diretor de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e do Centro Nacional de Queimados do hospital, disse que esse procedimento é “uma espécie de ficção científica”. Ele é consultor da empresa israelense NanoMedic, que desenvolveu o SpinCare.

Como funciona

“Ao cobrir sua ferida reduzimos a dor, melhoramos a cicatrização e até, por suas características, imitamos totalmente a camada superior da pele, temporariamente, para que ela possa cobrir até que o corpo se cure sozinho”, contou o professor Haik à Reuters.

Ele ressaltou a facilidade com que alguém pode aprender a usar o produto, sua ajuda para evitar a infecção e sua eficácia em termos de tempo, quando comparado aos métodos tradicionais de curativo. O eletricista Avi Rottenberg, de 30 anos, usou o tratamento inovador e disse que teve um grande alívio nas dores.

Poucos dias depois de ter sido hospitalizado com graves queimaduras no braço em outubro de 2018, ele não suportava mais fazer os curativos duas vezes por dia. Após cinco dias de dores, o SpinCare foi aplicado às queimaduras de Avi Rottenberg.

“Estou muito satisfeito. Realmente me poupou muita dor e curou a área”, disse Rottenberg durante uma entrevista no Sheba Medical Center, em Ramat Gan, Israel.

Produto testado e aprovado

Nove dispositivos foram distribuídos gratuitamente em hospitais em Israel e na Europa, onde a SpinCare recebeu aprovação regulatória. A NanoMedic pretende lançar a SpinCare no mercado ainda este ano, primeiro na Europa e depois, após a aprovação da FDA, nos Estados Unidos.

A Dra. Alexandra Schulz, especialista em cirurgia plástica, usou o dispositivo em dezenas de pacientes quando trabalhava como médica sênior no Centro de Queimados do Centro Médico de Colônia-Merheim (CMMC), na Alemanha. Ela disse que a SpinCare foi mais afetiva em pele com superfície relativamente danificada. Nesses casos, a pele pode se recuperar sozinha, mas ela se beneficia da proteção do SpinCare e do fato de os cuidadores poderem monitorar a ferida durante a cicatrização.

Quanto custa?

O Dr. Chen Barak, CEO da NanoMedic, informou que um preço final para o SpinCare ainda está para ser definido, mas será significativamente mais barato do que outros produtos avançados no mercado. Além da compra única do próprio dispositivo, disse Barak, as ampolas usadas para carregar o polímero também serão relativamente baratas e vão exigir apenas uma aplicação por ferida.

“Sabemos que este é um sistema de entrega muito bom e, portanto, nosso pipeline de P&D possui ampolas que contêm componentes antibacterianos, além de componentes de colágeno que acabará indo para as células”, disse ela.

Redação por Lohrrany Alvim

01/04/2019 – 15h15

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela