Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Covid-19: Instituto Vital Brazil e UFRJ iniciam testes de soro para tratar o novo coronavírus | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Covid-19: Instituto Vital Brazil e UFRJ iniciam testes de soro para tratar o novo coronavírus

Pesquisadores estão produzindo o medicamento a partir do plasma sanguíneo de cavalos.

Por: Adriano Dias
07/06/2020 – 17h16
O medicamento é do mesmo modelo usado no combate à raiva e picada de animais peçonhentos.
O soro é produzido a partir do plasma sanguíneo de cavalos.

 

Se um projeto com objetivo de frear o avanço da Covid-19 já pode ser algo considerado bem vindo, imagina se esse mesmo produto for feito sem a necessidade de ações externas? É o que estão buscando os pesquisadores do Instituto Vital Brazil e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Eles estão trabalhando na produção de um soro hiperimune que pode tratar o vírus que assola o mundo todo. O medicamento é do mesmo modelo usado no combate à raiva e picada de animais peçonhentos.

O soro é produzido a partir do plasma sanguíneo de cavalos. No caso dos soros antiveneno, o sangue equino se torna capaz de criar agentes de defesa contra a toxina inoculada no corpo. A partir desse plasma com anticorpos, é criado o soro. O mesmo processo é usado no produto contra a raiva, aplicado em pessoas que possivelmente tiveram contato com o vírus e que impede que o agente viral se manifeste no corpo do infectado.

No estudo contra o novo coronavírus, a UFRJ promete isolar e inativar o vírus, para que ele possa começar a ser inoculado em cavalos do Instituto Vital Brazil. O teste começou no dia 27 de maio. De acordo com o presidente do Instituto, Adilson Stolet, eles estão seguindo um caminho diferente neste experimento.

“Já vimos em muitas pesquisas realizadas pelo mundo em que o tratamento a partir do plasma de pessoas curadas da Covid-19 teve efeito positivo no tratamento de infectados em estado grave. A ideia é fazer um a partir do plasma de cavalos, para que possa ser produzido em grande escala”, afirma para o UOL.

Em caso de resultados positivos, o soro pode ser testado em humanos dentro de quatro meses. Já em seis meses, será viável a produção do soro em grande escala. A capacidade do instituto é de produzir até 100 mil tratamentos por ano. Outra pesquisa do Vital Brazil estuda anticorpos e DNA de lhamas. Com os dois estudos, é possível apostar no processo que pode apresentar resultados mais rápidos.

 

Esforços Somados

Os pesquisadores do Instituto Vital Brazil e da Universidade Federal do Rio de Janeiro se somam aos milhares de profissionais mundo afora que focam suas ideias e recursos para buscar uma reposta imediata para a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Além do desenvolvimento de vacinas, a pesquisa global busca estabelecer tratamentos eficientes e seguros para a Covid-19.  Por enquanto, ainda não é possível apontar medicamentos ou terapias aprovadas pelas autoridades médicas e sanitárias para prevenir ou tratar o novo coronavírus no Brasil ou em qualquer outro país.

Veja também: Marinha do Brasil se junta à Universidade de São Paulo para produção de ventiladores de baixo custo

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela