Blog

Noites de julho terão eclipse lunar e chuva de meteoros

A segunda metade de 2020 começa com um eclipse penumbral da Lua no dia 5.

Por: Lohrrany Alvim
04/07/2020 – 14h39
Julho é considerado um mês favorável às observações astronômicas
Julho é considerado um mês favorável às observações astronômicas.

 

Julho é considerado um mês favorável às observações astronômicas, com noites limpas e estreladas. Para quem não sabe, o nosso inverno é a melhor época do ano para apreciar a galáxia onde vivemos: a Via Láctea. Mas alguns fatos tornam o mês de julho ainda mais especial, pois teremos eclipse lunar, chuva de meteoros e as melhores oportunidades para observar Júpiter e Saturno. Confira a seguir a agenda!

Neste domingo, dia 5, pelo segundo mês consecutivo, teremos um eclipse lunar penumbral, quando a Lua atravessa a região menos escura da sombra que a Terra projeta no espaço. Desta vez, os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno, mas sem muitas expectativas. Isso porque será perceptível apenas uma pequena diminuição no brilho do nosso satélite. O fenômeno poderá ser visto das 00h07 às 02h52, com o clímax às 01h29. Fique atento!

A aparição mais brilhante de Vênus durante o amanhecer vai ocorrer no dia 8 de julho. Basta olhar para Noroeste por volta das 6h40.

No dia 11 de julho ocorrerá uma conjunção entre a Lua e Marte, ou seja, eles estarão juntinhos no céu. Será necessário olhar na direção Norte, e o ponto alto será às 05h40 do sábado. Caso não queira acordar tão cedo, não tem problema. O fenômeno começará a ser visível sobre o horizonte por volta da meia-noite.

Já no dia 14 deste mês, o maior planeta do Sistema Solar atinge sua oposição, termo astronômico que significa que Júpiter fica oposto ao Sol na esfera celeste. Esse fenômeno é conhecido como “A Noite de Júpiter”. Isso porque é a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Para encontrar é bem simples: Júpiter pode ser visto na direção da constelação de Sagitário, brilhando mais que qualquer estrela. O astro será visível a partir das 18h, quando surge no horizonte próximo ao Leste, e atinge o ponto mais alto às 0h18 do dia 15. Não se esqueça de olhar para o Sul.

No dia 20 de julho é a vez de outro planeta do nosso Sistema Solar. Ao lado de Júpiter está Saturno, que também atinge a oposição este mês. Mas para isso você vai precisar de um pequeno telescópio, que irá mostrar seus anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã. Vale a pena conferir!

E para fechar o mês com chave de ouro, uma chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, causada por detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz, poderá ser acompanhada por aqui. Os meteoros parecem se originar na constelação de Aquário, mas serão visíveis por todo o céu. Locais de céu bem escuro serão os melhores para apreciação. Basta olhar para o Leste a partir das 21h do dia 28 de julho. Caso queira esperar pelo clímax, o melhor horário é a partir de 1h.

 

Como se orientar

Se você não sabe para qual direção olhar na hora de observar os fenômenos, nós vamos te orientar.

Caso prefira os recursos tecnológicos, existem inúmeras opções de aplicativos para smartphones. Quem usa iPhone não vai precisar baixar nada, basta utilizar o app “Bússola”, que faz parte do iOS. Já quem usa o sistema Android, um app simples e fácil é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL. Ele é gratuito e sem anúncios.

Agora, caso não queira optar pelos aplicativos, aqui vai uma dica: o sol nasce a Leste e se põe a Oeste. Para se orientar, fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente e o esquerdo para o poente. Assim, você terá o Leste à direita, o Norte à frente, o Oeste à esquerda e Sul atrás de você. Bem legal, né?!

Veja também: Estudos apontam que Brasil registrou o maior relâmpago da história

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela