Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/radioriodejaneiro.am.br/public/wp-includes/theme.php on line 356  Madeira plástica produzida com garrafas PET ajuda a evitar o desmatamento de florestas | Rádio Rio de Janeiro

Blog

Madeira plástica produzida com garrafas PET ajuda a evitar o desmatamento de florestas

Processo de fabricação da madeira plástica do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo

O plástico das garrafas pode se transformar em madeira | Fotos meramente ilustrativas

 

Você sabia que a junção de garrafas PET e papelão descartados no meio ambiente podem ser transformados em madeira? Trata-se da madeira plástica. O termo pode soar esquisito para algumas pessoas, pois estamos acostumados com a madeira proveniente das árvores. Mas esse novo conceito, que evita o desmatamento de florestas, está ganhando notoriedade e muitos adeptos por ser mais sustentável.

Essa madeira inovadora tem todos os aspectos da madeira natural e oferece a mesma resistência, a grande diferença é que ela é 100% ecológica.

Segundo Cláudio Henrique Del Menezzi, professor de Engenharia Florestal da UnB, essa invenção é muito utilizada nos países da América do Norte, na Europa e no Japão. Porém, os países que fazem uso desta técnica utilizam também na fabricação da madeira plástica, a farinha de madeira natural, ou seja, proveniente de árvores. O Brasil é o único país que utiliza somente resíduos plásticos na confecção. De acordo com o empreendedor socioambiental Charles Alimandro, o processo de fabricação da madeira plástica do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo.

Vantagens da madeira plástica

Além de ser benéfico para o planeta, pois não favorece o aquecimento global, o material impede a infestação de cupins e nem de fungos por ser de plástico, não fica úmido e possui durabilidade maior.

A utilização de plástico reciclado na fabricação da madeira ajuda a retirar milhares de resíduos da natureza tornando-a mais limpa e sustentável. Também evita o desperdício de água, pois a mesma é reutilizada durante o processo de criação do produto. Além disso, não faz uso de nenhuma substância tóxica, diferente da madeira comum. Sendo assim, o solo não é contaminado e nem as águas subterrâneas.

Preço do material sustentável

As madeiras plásticas são vendidas no mercado a um preço mais elevado que a madeira comum. Mas se pararmos para pensar nas vantagens, o preço final acaba sendo menor do que o da madeira natural, pois o valor para a manutenção da madeira plástica é mais barato devido a sua alta durabilidade.

Por que utilizar madeira plástica?

Primeiramente, por conta da preocupação com a poluição do meio ambiente. A utilização correta dos recursos disponíveis na natureza faz com que especialistas e a própria população pense cada vez mais em opções ecologicamente sustentáveis para evitar o desmatamento e a escassez de recursos importantes para a nossa sobrevivência.

Você sabia?

Para termos uma noção do quanto este produto é vantajosa para o planeta, especialistas estimam que a utilização de 700kg de madeira plástica consegue preservar uma árvore adulta de grande porte. Diante deste dado, pesquisas também afirmam que com a mesma quantidade de madeira plástica, 200 mil sacolas deixam de ser fabricadas.

Para saber mais notícias boas como esta e ficar por dentro das inovações sustentáveis, acompanhe o programa da Rádio Rio de Janeiro, O Planeta em Transformação.

Redação por Jenneffer Dutra

02/05/2019 – 14h55

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela