Blog

Maio promete ser mais brilhante com diversos espetáculos estelares

Chuvas de estrelas e cometas vão marcar o quinto mês do ano.

Por: Adriano Dias
07/05/2020 – 11h34

 

Chuvas de estrelas e cometas vão marcar o quinto mês do ano.
Eventos estelares vão acontecer em diversos dias do mês de Maio. | Foto: Reprodução Internet

 

“Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo…”. Esse trecho clássico do nosso Luiz Gonzaga cabe muito bem neste mês de maio também. Isso porque as noites do quinto mês do ano vão proporcionar diversos  espetáculos. Perto no dia 20, o recém-descoberto cometa C/2020 F8 Swan pode atingir a ápice brilhante. Porém, para observar esse fenômeno, é recomendado utilizar binóculos para procurá-lo em direção ao norte, no final da madrugada.

Esses cometas, segundo os cientistas, são resquícios congelados da formação do Sistema Solar que se evaporam lentamente à medida que se aproximam do Sol, deixando em seu rastro detritos que formam magníficas caldas.

Antes disso, na madrugada do dia 15, a Lua minguante fará uma passagem próxima a Marte. Com isso, os gigantes Júpiter e Saturno poderão então ser vistos na constelação vizinha de capricórnio. Já no dia 22 de maio, teremos a “Estrela D’Alva” se despedindo do céu vespertino com um encontro com Mercúrio. Os dois vão estar visíveis à oeste, enquanto o céu começa a escurecer.

Esses eventos lunares começaram no último dia 06, quando uma chuva de meteoros, chamado de Eta Aquarídeos, pôde ser visto durante a madrugada. Neste dia, de acordo com os cientistas, atravessaram quase 50 meteoros por hora.

 

Espetáculos lunares em 2020

Estes fenômenos de maio dão continuidade ao que já vinha sendo planejado para este ano. O mundo já teve a oportunidade de acompanhar a Superlua, que ocorreu no dia 9 de março. Neste dia, o satélite natural ficou mais próximo da Terra, além de ter coincidido com a fase da lua cheia.

Nos dias 12 e 13 de agosto, existe uma expectativa para o fenômeno chamado Perseidas. Neste período, as chuvas de estrelas se transformam em chuvas de meteoros vistas em intervalos regulares porque correspondem a momentos em que a Terra passa por rotas de “lixo” espacial. O espetáculo vem dos fachos de luz de detritos entrando em combustão pelo atrito com a atmosfera terrestre.

No final do ano, vamos ter a oportunidade de acompanhar a chuva de estrelas das chamadas Geminídeas. Ela ocorre uma vez por ano na Terra, pelo meio de dezembro, quando normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Faetonte, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

 

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela