Blog

Máquina automática oferece livros em escola pública dos EUA

 

Já pensou se essas máquinas fossem de livros? | Foto meramente ilustrativa

Redação por Bruna Moura

03/01/2019 – 15h42

A Escola Arthur O. Eve, localizada em Buffalo, nos Estados Unidos, instalou uma máquina de venda automática que oferece livros. O objetivo da implantação do dispositivo é incentivar a leitura entre os alunos.

Ao receber o apoio da diretora do colégio a iniciativa, um ano depois, o equipamento estava instalado na biblioteca da instituição. O centro educacional norte-americano escolhe os livros para desafiar os alunos à medida que progridem pelos diferentes níveis de leitura. Para comprar o aparelho, foi necessário obter R$ 3 mil.

A outra meta da equipe pedagógica é de incentivar os alunos a também desenvolver suas próprias bibliotecas e motivá-los a ler em casa com os próprios pais. Os estudantes recebem uma moeda na aula e podem depositar na máquina para comprar uma obra. Cada série tem a oportunidade de buscar livros uma vez por mês.

Segundo o vice-diretor Unseld Robinson, ele fez questão de encher o dispositivo com livros que celebram culturas variadas e cobrem diversos tópicos. De acordo com Robinson, os estudantes das comunidades urbanas precisam tomar conhecimento sobre outras culturas e outras populações em outros países.

No Brasil, existe um programa sobre inclusão literária. Durante o período de abril de 2018, uma van do projeto Incrível Máquina de Livros transformou em atrativo lúdico o depósito e a entrega imediata de impressos. Segundo o organizador da iniciativa, Ricardo Martins, o objetivo é incentivar a cultura e, indo mais além da cultura digital e da dependência de tablets e smartphones, “tirar um pouquinho desse mundo tecnológico e tentar resgatar a paixão pela leitura através do livro físico”.

Da máquina móvel, saíram desde capas coloridas, obras ilustradas, literatura de todos os tipos. As temáticas dos títulos têm conteúdos para todas as idades, desde crianças até pessoas mais velhas.

> Voltar

© Copyright 2018 - Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela