Blog

Projeto de máscara de proteção com alto falante é criado no Japão

Novo equipamento apresenta a funcionalidade de traduzir até oito idiomas.

Por: Adriano Dias
16/07/2020 – 14h43
A máscara foi criada para ser colocada através de uma máscara convencional.
A máscara foi criada para ser colocada através de uma máscara convencional.

 

Enquanto um remédio ou uma vacina não ficam prontos pra conter o avanço da Covid-19, a utilização da máscara sobre a boca e o nariz segue sendo o produto mais eficaz para evitar uma segunda onda de contaminação do novo coronavírus. Diante da popularização do equipamento, está sendo possível acrescentar outras utilidades. É o que vem mostrando os japoneses.

Recentemente, eles desenvolveram dispositivo inteligente que, mesmo não informando sobre uma possível contaminação por parte do usuário, permite a realização de chamadas telefônicas sem a necessidade de levá-lo ao rosto, através do bluetooth – e, claro, reduz drasticamente as chances de contágio da Covid-19.

Chamada C-Mask e desenvolvida pela Donut Robotics, a máscara foi criada para ser colocada através de uma máscara convencional, seja ela cirúrgica, de TNT ou de tecido.

Nem é preciso ir à esquina para notar como a pandemia afetou na nossa maneira de se comunicar. Diante deste panorama, os criadores do projeto também pensaram em ajudar pessoas separadas por um vidro de proteção, para que elas possam conversar. Com isso, adicionaram uma função em que é possível reproduzir a voz do interlocutor pelo próprio celular.

Para completar, o novo modelo de máscara apresenta a capacidade de traduzir cerca de oito idiomas diferentes: inglês, chinês, espanhol, francês, coreano, tailandês, vietnamita e indonésio.

Por enquanto, o produto vai fazer parte de outro robô da empresa, chamado Cinnamon e, para a aquisição, será necessário o pagamento de uma assinatura. Existe uma estimativa que cada unidade seja vendida por cerca de R$ 220 e o plano inicial é vender 5.000 máscaras no Japão até setembro. Depois, o produto deve ser exportado para outros países, incluindo Estados Unidos, China e o continente europeu.

 

A máscara e sua importância

Enquanto não temos acesso a todo esse equiparado, não podemos deixar de ressaltar a importância da utilização da máscara nestes tempos pandêmicos que atravessamos. Diante de tantas informações desencontradas sobre a forma de se combater a doença, existe quase uma unanimidade por parte dos especialistas sobre a relevância deste produto que usamos diariamente.

Eles explicam que a recomendação de uso em larga escala tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença.

Mas, fiquem atentos: nas situações em que o uso de máscara cirúrgica se faz necessário, é preciso tomar alguns cuidados, como não manusear o equipamento na parte da frente, visto que há mais chances de ter secreções, além de trocá-lo com frequência, para que não fique muito molhado.

Assim, seguindo todos estes protocolos, vamos atravessar essa pandemia de modo mais seguro.

Veja também: Projeto comunitário de escola da zona sul do Rio leva afeto aos idosos durante o isolamento

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela