Blog

Outubro Rosa: 10 mulheres da mesma família se juntam para vencer o câncer de mama

Exemplo vitorioso aconteceu no Reino Unido. As integrantes realizaram um ensaio para celebrar a conquista. | Imagem ilustrativa.

 
O câncer é conhecido como uma doença que também se desenvolve a partir de fatores hereditários. A partir daí, quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, todos os membros do núcleo familiar precisam se interessar e conhecer melhor a doença e seus fatores de risco. Apesar disso, o que não falta são histórias de famílias que conseguiram superar essa doença hereditária.

Exemplo de Superação

Vem do Reino Unido um belo exemplo para você para esta batalha.  Uma família enfrentou todos os processos nesta luta. Só nos últimos 20 anos, 10 mulheres – com idades entres 47 e 81 anos – enfrentaram uma batalha implacável contra o câncer de mama. A primeira mulher diagnosticada foi Joyce Waite, em 2002, aos 61 anos. Em seguida, as cunhadas e filhas dela também descobriram a presença da doença.

A aposentada Barbara Limb, de 81 anos ,foi a segunda. Ela relatou que realizou uma consulta após sentir dores na mama. Já Lorraine Hill, de 61, foi diagnosticada depois de encontrar um grande nódulo no peito no ano de 2005.

Três anos depois, Trudie Smart, 47, sobrinha de Barbara, foi detectada com o mesmo câncer. Dias depois, a mãe dela, Shirley Limb, também recebeu a mesma notícia, durante uma mamografia de rotina.

Outra cunhada de Joyce, Mary Limb, de 74 anos, foi informada de que tinha câncer de mama em 2012, depois que os médicos encontraram um nódulo. Já a filha de Mary, Hazel Holland, 53, passou pela experiência em 2015. Assim como Vanessa Haw, 55, filha de Barbara. Margaret Bedford, 74, irmã de Joyce, foi diagnosticada em agosto de 2017. Um mês depois, em outubro de 2017, a nora de Margaret, Jane Reeson, 54, também descobriu que estava com a doença.

Para fechar, no início deste ano, a irmã de Lorraine, Linda Parker, foi diagnosticada com câncer de mama e está sendo apoiada pela família. Caso você tenha perdido as contas, foram 10 mulheres da mesma família diagnosticadas com a doença e, acredite se quiser, todas elas venceram essa peleja.

Uma imagem para celebrar

É óbvio que essas conquistas não iam passar batidos por elas. Em meio ao choque do diagnóstico e as dificuldades do tratamento, elas resolveram se juntar  para fazer um ensaio fotográfico, transformado em calendário. De acordo com Shirley, a doença acabou aproximando toda a família. Todo o valor do ensaio será revertido para um instituto que cuida de pessoas diagnosticadas com a doença mamária.

Previna-se!

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos da doença a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.  Apesar de as taxas de mortalidade ainda serem altas no Brasil, o diagnosticado precoce e o tratamento oportuno podem salvar a vida de muitas pacientes. Por isso, é essencial que as mulheres estejam sempre atentas ao próprio corpo e não deixem de fazer os exames de rotina.

Redação por Adriano Dias

09/10/2019 – 11h20

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela