Blog

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil

Por: Lohrrany Alvim
06/02/2021 – 14h25
O ponto turístico é o único brasileiro na lista. (Foto reprodução Internet)

 

Recentemente mostramos por aqui que a região de Minas Gerais está entre as dez mais acolhedoras do mundo. Agora, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo, segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor. Para quem nunca visitou, o espaço está localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.

O ranking é feito com base na qualidade e quantidade de avaliações e comentários feitos pelos próprios turistas. Quem passa por lá exalta as trilhas, a beleza das cachoeiras, a energia do local e o próprio Cerrado. É o caso da psicóloga Priscilla Costa, que visitou o parque em 2019.

“Conhecer a chapada foi uma das experiências mais incríveis que tive. O parque transmite uma paz sem igual e tem uma cachoeira mais linda que a outra. Fiquei lá quatro dias e não cheguei perto de conhecer 1/3 das cachoeiras. O único ponto ruim da viagem foi a chuva, que inviabiliza o acesso a alguns locais. Penso muito em voltar, e agora já sei que o melhor é ir no período de seca”, conta a turista.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o único do Brasil na lista, com o Parque Nacional do Serengeti, na África, no topo. O ranking ainda conta com outros locais mundialmente reconhecidos, como o Grand Canyon, nos Estados Unidos, Torres del Paine, no Chile, e Kilimanjaro, também na África. Para Priscilla Costa, a preocupação com a preservação ambiental foi o que mais chamou atenção.

“A maioria das trilhas são pagas e bem conservadas, de fácil acesso até para quem está sem guia. O que mais me encantou foi a cachoeira de Santa Bárbara. Só se chega nessa com guias de um quilombo local, que são super simpáticos e fazem questão de contar as vivências e histórias do quilombo”, finaliza a psicóloga que pensa em retornar ao parque.

 

Orgulho

O parque é administrado e de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Rafael Ferraz, diretor da Sociparques, concessionária responsável pela prestação de serviços de apoio à visitação, contou que o prêmio é motivo de orgulho e vem para coroar o trabalho que é desenvolvido no local. Rafael ainda exalta o diferencial do parque.

“Ele tem uma beleza cênica, natural. Você tem cachoeiras, mirantes, a possibilidade de avistar a fauna do Cerrado. E não é mérito só da Sociparques, mas do Instituto Chico Mendes, que promove toda conservação da cadeia de ecossistema”, ressalta o diretor.

 

História

Criado em 1961, o parque conta, atualmente, com 240 mil hectares. Ele pode ser visitado durante todo o ano. Geralmente, o período de seca vai de maio a outubro. Quem optar visitar o local entre novembro e abril, pode se deparar com as chuvas. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8 às 18h e, aos finais de semana, das 7h às 18h. Vale ressaltar que a entrada só é permitida até às 12h. Não é preciso agendar a visita. A entrada varia de R$ 4 a R$ 36, dependendo da origem de cada visitante. Com a premiação, a expectativa é que mais turistas passem a visitar o local.

Veja também: Iniciativa busca transforma lixo em adubo na Ilha de Paquetá

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela