Blog

Pesquisadores australianos elaboram material de celulose que filtra diversos vírus

Projeto pode auxiliar na identificação de diversos sintomas, incluindo os da Covid-19.

Por: Adriano Dias
16/05/2020 – 17h55
Material desenvolvido é uma proteção antipoluição.
Material desenvolvido a partir da celulose também é uma proteção antipoluição.

 

A corrida para encontrar o produto que neutraliza a Covid-19 segue a todo vapor mundo afora. A boa iniciativa, dessa vez, vem da Austrália onde pesquisadores conseguiram desenvolver um material, feito a partir de celulose das árvores, para deter diversos vírus, entre eles o Sars-CoV-2 (novo coronavírus). Este material pode ser aproveitado em máscaras e até mesmo como filtro de ar condicionado. Professor da Universidade de Tecnologia de Queensland, Thomas Rainey acredita que usando um material biológico natural, será necessário fazer um filtro contra vírus que pode funcionar em múltiplas aplicações.

Além disso, o filtro tem a capacidade de atuar como proteção antipoluição, já que o elemento consegue capturar até as partículas manométricas presentes na poluição do ar. Rayney informou que os professores desenvolveram e testaram um material altamente respirável que pode remover partículas menores que 100 nanômetros, do tamanho de vírus.

“Vejo muitas pessoas usando máscaras que não são testadas quanto ao vírus. Experimentamos esse material minuciosamente e descobrimos que ele é mais eficiente em sua capacidade de remover nanopartículas do tamanho de vírus do que as máscaras de alta qualidade disponíveis comercialmente que testamos e comparamos”, disse o responsável para o Journal of Natural Fibers.

A equipe também testou o novo material quanto à respirabilidade.

“Através deste método, entendemos a pressão, ou esforço que o usuário tem que usar para respirar através da máscara. Quanto maior a respirabilidade, maior o conforto e a redução da fadiga”, disse o pesquisador.

Os testes evidenciaram que o filtro à base de celulose – nanocelulose é a celulose quebrada em fibras na escala dos nanômetros, ou bilionésimos de metro – consegue ser mais respirável na comparação com as máscaras comerciais, incluindo as cirúrgicas.

Este produto também pode ser aproveitado como um cartucho de filtro descartável para máscaras faciais. De acordo com Thomas Rainey, o material seria relativamente barato de produzir e, com isso, adequado para uso único.

“A nanofibra de celulose é feita a partir de resíduos de plantas, como bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, e é, portanto, biodegradável. Ela pode ser fabricada com equipamento relativamente simples e, assim, podemos produzir rapidamente grandes quantidades do material”, completa Rainey.

 

Luta contra a Covid-19

O desenvolvimento inicial de um remédio pode levar até 20 anos. Por isso, boa parte das pesquisas tem se debruçado sobre drogas já existentes. São 182 medicamentos e 99 vacinas sendo estudados no mundo. A lista inclui antivirais, além de corticoides, antibióticos e imunomoduladores, que ajudam a equilibrar a resposta do sistema imunológico.

Veja também: Tratamento com anticoagulante tem sucesso contra a covid-19 no Brasil

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela