Blog

Podcast infanto-juvenil promete uma viagem no mundo do conhecimento

Por: Adriano Dias
15/12/2020 – 12h45
“Pirimbim” é um projeto dos mesmos criadores dos clássicos “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó”. (Foto reprodução Internet)

 

O ano de 2020 pode ser considerado bem positivo para a consolidação de alguns serviços digitais que estavam avançando desde o ano anterior. Um exemplo é o podcast, que ganhou relevância por ser o gerador de diversos conteúdos, conquistando inúmeros consumidores. Desde noticiários até mesmo novelas podem ser apreciados enquanto realizamos nossas atividades rotineiras – uma praticidade bem próxima que o rádio nos proporciona. Até mesmo o público infanto-juvenil foi contemplado com os podcast’s.

Aliás, é para esse público que vai a dica deste blog – e também para os pais. O conteúdo desta vez conta a história de três crianças que vivem diversas aventuras desbravando o mundo do conhecimento em uma chácara mágica. “Pirimbim” é um novo projeto criado pelo compositor e roteirista Fernando Salem – o mesmo de “Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Também participam do projeto o diretor de cinema e artista multimídia Tadeu Jungle e o empreendedor social e cineasta Marcos Nisti, em parceria com a Orelo. O projeto, realizado com patrocínio do Instituto Alana, foi criado com apoio de consultoria de especialistas da área de pedagogia e inclusão social.

 

A história

“Pirimbim” tem início com a viagem da família Valente, que tira férias da cidade grande para passar uma temporada com os amigos da família Campos em uma pequena chácara. Lá, a caçula Zizi e seu irmão Felipe se juntam a Aninha para se aventurar e acabam descobrindo o mundo de forma encantada e divertida, em meio a músicas e histórias fascinantes. Através de um livro mágico, as três crianças aprendem lendas a respeito do surgimento do Universo, que variam de acordo com os povos e suas diferenças culturais; descobrem informações sobre o sistema solar e se espantam ao saber que o planeta Terra já foi uma estrela; e se divertem com dados sobre os animais, entre outras aventuras.

“Pirimbim” consegue utilizar as vivências das personagens para abordar temas como Meio Ambiente, Integração Social, História Cultural, Ciência e Tecnologia, sempre de forma descontraída e em uma linguagem acessível.

O que chama a atenção na história é a diversidade entre as personagens. A presença de Zizi, uma criança com Síndrome de Down, mostra a potência das interações que abraçam a neurodiversidade. Leda, uma mãe, cientista e grande contadora de histórias que veio da Angola para o Brasil ainda jovem, apresenta diferentes perspectivas sobre cultura e ancestralidade para a turma. Heitor, um agricultor criativo e autodidata, constrói – junto com as crianças – soluções mais sustentáveis para a vida em comunidade.

 

Onde encontrar

A série já está disponível com 12 episódios de 10 minutos cada. A produção pode ser ouvida no novo aplicativo de podcasts, o Orelo, além do site do projeto. Como parte do compromisso da distribuidora Flow com a democratização de acesso, a áudio-série também estará disponível com ferramentas de acessibilidade – LIBRAS e legendas descritivas em português.

Veja também: Após 800 anos, Estrela de Belém vai ficar visível a partir do dia 21

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela