Blog

Cientistas descobrem possível cura do Alzheimer através de uma substância encontrada no açafrão

Segundo os pesquisadores, o componente não só previne a deterioração cognitiva como também reverte os danos provocados pela doença.

A curcumina auxilia no tratamento do Alzheimer e da Herpes.
A curcumina auxilia no tratamento do Alzheimer e da Herpes. | Foto: Reprodução Internet

 

Os cientistas da UniSa, Universidade da Austrália do Sul, da Universidade McMaster, no Canadá e da Universidade A&M do Texas, nos Estados Unidos, conseguiram modificar a substância curcumina. A ideia do grupo é que esse componente, encontrado no açafrão, seja melhor absorvida pelas células humanas.

O Professor Xin-Fu Zhou, neurocientista da UniSA, afirma que a remodelação da substancia oferece uma possível solução para a doença de Alzheimer.

“A curcumina é um composto que suprime o estresse oxidativo e a inflamação, os dois principais fatores patológicos da doença de Alzheimer, além de ajudar a remover as placas amilóides, pequenos fragmentos de proteína que se aglomeram no cérebro dos pacientes com doença de Alzheimer”, declara Zhou.

Os professores Sanjay Garg e o Dr. Ankit Parikh, membros do grupo, usaram a substância na forma de nanopartículas. Isso fez com que a curcumina aumentasse o poder de ingestão oral em 117%.

Os cientistas ainda demonstraram por meio de experiências com animais que as nanopartículas contendo a substancia não só previnem a deterioração cognitiva, como também revertem os danos provocados pelo Alzheimer.

Os resultados da descoberta abre portas para os ensaios de desenvolvimento clínico da doença. A pesquisa chegou até a ser publicada no International Journal of Molecular Sciences and Drug Delivery and Translational Research.

A curcumina é o ingrediente principal do curry, condimento muito usado na Índia, Tailândia e outros países.

 Veja também: Pesquisa da USP confirma poder da música contra Alzheimer

 

Mais um benefício

Além do Alzheimer, a substancia também está sendo testada no tratamento de herpes.

“Para tratar o herpes genital, você precisa de uma forma de curcumina que seja melhor absorvida, e é por isso que precisa ser encapsulada em uma nano formulação”, declara o professor Garg.

As mulheres são mais vulneráveis ao herpes genital por causa de fatores biológicos. Infecções bacterianas e virais no trato genital feminino prejudicam ainda mais a barreira da mucosa.

A curcumina, no entanto, tem potencial para reduzir a inflamação genital e ajudar no controle da infecção causada pelo HSV-2, o que pode contribuir para a prevenção do problema.

“A curcumina, pode parar o vírus do herpes genital, ajuda a reduzir a inflamação e a torna menos suscetível ao HIV e outras DSTs”, acrescentou Garg.

 

Redação por Fernando Ferreira

15/03/2020 – 08h12

> Voltar

© Copyright 2018 - Fundação Cristã Espírita Cultural Paulo de Tarso / Rádio Rio de Janeiro

Tsuru Agência Digital
Desenvolvido pela